Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46190
Title: O ensino da História e tecnologia – conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais
Authors: Ribeiro, Ana Isabel 
Trindade, Sara Dias 
Issue Date: Oct-2017
Publisher: Wh!teBooks
metadata.degois.publication.title: Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões
metadata.degois.publication.location: Santo Tirso
Abstract: O presente capítulo procura explorar as potencialidades do universo das Humanidades Digitais (HD) no contexto do ensino da História a partir de experiências pedagógicas que utilizam materiais e metodologias que emergem deste território transdisciplinar. Os projetos de HD no âmbito da História oferecem, do ponto de vista pedagógico, possibilidades muito interessantes. Interdisciplinares de raiz, estes materiais e métodos podem trazer para o contexto das aprendizagens da História uma abordagem ampla do humano e do social - os ambientes digitais permitem, entre outros aspetos, reconstruir cenários e personagens, experimentar situações, podendo, desta forma, potenciar o desenvolvimento da compreensão dos contextos e processos de ação dos atores históricos (condição fundamental para uma aprendizagem verdadeiramente contextualizada). Por outro e constatando que apesar dos estudantes serem considerados "digital natives" e viverem imersos em tecnologia, verificamos que muitos não conseguem usufruir do seu verdadeiro potencial. É neste ponto que entendemos que o ensino da História em ambiente tecnológico pode e deve contribuir para formar não só nativos digitais, mas verdadeiros fluentes digitais.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46190
Rights: closedAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Show full item record

Page view(s)

199
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.