Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46190
Title: | O ensino da História e tecnologia – conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais | Authors: | Ribeiro, Ana Isabel Trindade, Sara Dias |
Issue Date: | Oct-2017 | Publisher: | Wh!teBooks | metadata.degois.publication.title: | Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões | metadata.degois.publication.location: | Santo Tirso | Abstract: | O presente capítulo procura explorar as potencialidades do universo das Humanidades Digitais (HD) no contexto do ensino da História a partir de experiências pedagógicas que utilizam materiais e metodologias que emergem deste território transdisciplinar. Os projetos de HD no âmbito da História oferecem, do ponto de vista pedagógico, possibilidades muito interessantes. Interdisciplinares de raiz, estes materiais e métodos podem trazer para o contexto das aprendizagens da História uma abordagem ampla do humano e do social - os ambientes digitais permitem, entre outros aspetos, reconstruir cenários e personagens, experimentar situações, podendo, desta forma, potenciar o desenvolvimento da compreensão dos contextos e processos de ação dos atores históricos (condição fundamental para uma aprendizagem verdadeiramente contextualizada). Por outro e constatando que apesar dos estudantes serem considerados "digital natives" e viverem imersos em tecnologia, verificamos que muitos não conseguem usufruir do seu verdadeiro potencial. É neste ponto que entendemos que o ensino da História em ambiente tecnológico pode e deve contribuir para formar não só nativos digitais, mas verdadeiros fluentes digitais. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46190 | Rights: | closedAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros |
Show full item record
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.