Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46342
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Esmeralda-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.issued2013
dc.identifier.issn2238-5819
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46342-
dc.description.abstractPoderão os ambientes virtuais favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de História do ensino fundamental. Participaram na investigação 122 alunos do 8.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em um design centrado no desenvolvimento de competências e em um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa de Aprendizagem e Autonomia na Aprendizagem.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectcompetências de aprendizagempor
dc.subjectpercepção de aprendizagempor
dc.subjectambientes virtuaispor
dc.titleO b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da Históriapor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage42por
degois.publication.lastPage55por
degois.publication.issue1por
degois.publication.locationbrasilpor
degois.publication.titleTecnologia, Gestão e Humanismopor
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume2por
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
O b-learning e a percecao de competencias de aprendizagem.pdf572.7 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

287
Visto em 24/set/2024

Downloads

200
Visto em 24/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.