Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46673
Title: | Promoção do papel do professor como gestor de comportamentos sociais | Authors: | Vagos, Paula Rijo, Daniel Santos, Isabel |
Keywords: | Comportamento social; Professor; Formação; Avaliação | Issue Date: | 2016 | Project: | This work was funded by a research scholarship by Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal and the European Social Fund (SFRH / BPD / 72299 / 2010). | metadata.degois.publication.title: | Interacções | metadata.degois.publication.volume: | 12 | metadata.degois.publication.issue: | 42 | Abstract: | O comportamento social que é praticado em contexto escolar pode ter efeitos diversos no bem-estar intra e interpessoal de professores e alunos. Concomitantemente, os professores são cada vez mais chamados a assumir um papel ativo na prevenção de comportamentos inapropriados e na promoção de comportamentos apropriados. Este trabalho apresenta uma formação que foi desenhada para ajudar os professores a desenvolver as competências necessárias para responder a este desafio. Esta formação inclui um total de cinco temas apresentados ao longo de um ano letivo, recorrendo sempre a exposição teórica e a exposição e experimentação ativa por parte dos formandos. Os conteúdos da formação incluem a definição, compreensão e promoção de comportamentos assertivos, em detrimento de passivos ou agressivos, e enfatizam o papel do professor como gestor e modelo de comportamentos assertivos em contextos escolares. Dezasseis professores receberam esta formação e avaliaram-na como muito positiva, em relação à clareza e adequação dos objetivos, à forma como o tempo foi gerido ao longo da formação, e à utilidade e pertinência dos conteúdos abordados; alternativamente, sugeriram aumentar a duração da formação e, ao fazê-lo, disponibilizar mais tempo a conteúdos quer teóricos quer práticos. Este feedback indica que os formandos identificam uma necessidade real ao nível das competências versadas nesta formação. Assim, é necessário providenciar apoio consistente, generalizado e continuado para que o professor possa contribuir, pela forma como se relaciona, responde e gere comportamentos sociais em contexto escolar, para o desenvolvimento académico, social e cívico dos seus alunos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46673 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vagos_2016_Papel prof gestão comps sociais.pdf | Artigo | 442.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
888
checked on Oct 29, 2024
Download(s)
293
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License