Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46954
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dc.contributor.authorSantos, Laura-
dc.contributor.authorPinheiro, Maria do Rosário-
dc.contributor.authorSantos, Sónia-
dc.date.accessioned2018-01-28T14:06:45Z-
dc.date.available2018-01-28T14:06:45Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46954-
dc.description.abstractO Projet’Ar-te, programa de intervenção psicossocial e socioeducativa, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Programa Crianças e Jovens em Risco, Jovens em Acolhimento Institucional, (2012-2015), foi aplicado na Casa do Canto APDMF-CrescerSer, destinado a jovens em perigo. Tem como finalidade promover a autonomia das jovens, durante e após o acolhimento residencial, através da aplicação do Programa de Desenvolvimento de Competências para a Vida. Esta intervenção foca-se inicialmente na promoção da regulação emocional, com a aplicação do Gerar Percursos Sociais/GPS, programa de grupo estruturado que pretende aumentar a estabilidade emocional e promover a inserção social. Participaram neste programa 15 jovens, com uma média de 15 anos de idade (DP=1). A estratégia avaliativa da qualidade da intervenção formativa operacionalizou-se através de grelhas de observação de comportamento e desempenho preenchidas no final de cada sessão, uma ficha de avaliação da aprendizagem e mudança comportamental e um questionário de satisfação preenchido no final de cada um dos 5 módulos do programa. A leitura dos resultados, no âmbito do Modelo Multinível de Avaliação (Kirkpatrick & Kirkpatrick, 2005), revela ao nível da reação, um nível de satisfação elevado. Ao nível das aprendizagens e dos comportamentos de transferência de aprendizagem, verificou-se um aumento dos indicadores com o desenrolar da intervenção e um ligeiro e progressivo aumento das médias do indicador de flexibilidade cognitiva (objetivo da intervenção). Os resultados permitem concluir que a intervenção contribuiu para que as jovens adquirissem novas aprendizagens no domínio da regulação emocional e que as aplicassem noutros contextos de vida, adotando uma perspetiva mais flexível.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectModelo Multinível de Avaliação de Kirkpatrickpor
dc.subjectGerar Percursos Sociaispor
dc.subjectAcolhimento Residencialpor
dc.subjectRegulação Emocionalpor
dc.subjectJovens em perigopor
dc.titleA avaliação da qualidade da intervenção formativa do programa Gerar Percursos Sociais à luz do modelo multinível de avaliação de Kirkpatrickpor
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.firstPage1460por
degois.publication.lastPage1472por
degois.publication.locationEscola Superior de Educação de Viseupor
degois.publication.titleXIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://www.esev.ipv.pt/spce16/atas/XIII_SPCE_2016_atas_D.pdfpor
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypeconferenceObject-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.author.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.author.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.author.orcid0000-0002-3416-8544-
crisitem.author.orcid0000-0002-4365-638X-
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos e Resumos em Livros de Actas
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