Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46994
Title: A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
Other Titles: Adaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2
Authors: Salvador, Maria do Céu 
Matos, Ana Paula 
Oliveira, Sara 
S. March, John 
Arnarson, Eirikur Örn 
Carey, Sean C. 
Craighead, W. Edward 
Keywords: Adaptação; Transição escolar; Competência social; Pré-escolar; Primeiro ciclo; Adaptation; Transition to school; Social competence; Preschool; Primary school
Issue Date: 2017
Publisher: Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/36012/2007/PT/STRESS E ADAPTAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR PARA O 1º ANO DE ESCOLARIDADE: DELINEAMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO 
metadata.degois.publication.title: RIDEP – Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica
metadata.degois.publication.volume: 45
metadata.degois.publication.issue: 3
metadata.degois.publication.location: Portugal
Abstract: As qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos.
The psychometric properties of two instruments - the School Adaptation Questionnaire, children and teacher’s versions, and the Portuguese version of the Social Competence Scale of the School Social Behavior Scales (SSBS-2) - were analyzed in a sample of 13 preschool teachers, 14 primary school teachers and a total of 328 children attending the last year of pre-school and first grade. The results highlight a structure on two factors with good internal consistency, reliability test - re-test, and construct validity of the teacher’s version of the School Adaptation Questionnaire, a one-factor structure, good internal consistency but a weaker temporal stability index of the children’s version, and factorial validity and reliability of the Social Competence Scale of SSBS-2. Invariance was checked regarding sex and educational level, allowing for multi-group analysis.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46994
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 10

1,470
checked on Oct 29, 2024

Download(s) 50

881
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.