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https://hdl.handle.net/10316/46994
Title: | A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses | Other Titles: | Adaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2 | Authors: | Salvador, Maria do Céu Matos, Ana Paula Oliveira, Sara S. March, John Arnarson, Eirikur Örn Carey, Sean C. Craighead, W. Edward |
Keywords: | Adaptação; Transição escolar; Competência social; Pré-escolar; Primeiro ciclo; Adaptation; Transition to school; Social competence; Preschool; Primary school | Issue Date: | 2017 | Publisher: | Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP) | Project: | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/36012/2007/PT/STRESS E ADAPTAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR PARA O 1º ANO DE ESCOLARIDADE: DELINEAMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO | metadata.degois.publication.title: | RIDEP – Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica | metadata.degois.publication.volume: | 45 | metadata.degois.publication.issue: | 3 | metadata.degois.publication.location: | Portugal | Abstract: | As qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para
crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social
Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total
de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os
resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste
e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura
unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para
crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a
invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização
de análises multi-grupos. The psychometric properties of two instruments - the School Adaptation Questionnaire, children and teacher’s versions, and the Portuguese version of the Social Competence Scale of the School Social Behavior Scales (SSBS-2) - were analyzed in a sample of 13 preschool teachers, 14 primary school teachers and a total of 328 children attending the last year of pre-school and first grade. The results highlight a structure on two factors with good internal consistency, reliability test - re-test, and construct validity of the teacher’s version of the School Adaptation Questionnaire, a one-factor structure, good internal consistency but a weaker temporal stability index of the children’s version, and factorial validity and reliability of the Social Competence Scale of SSBS-2. Invariance was checked regarding sex and educational level, allowing for multi-group analysis. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/46994 | DOI: | https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais |
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