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https://hdl.handle.net/10316/48189
Title: | Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas | Authors: | Guilherme, Maria Manuela Duarte | Keywords: | Dewey; Educação para a Cidadania; Freire; Futuro; Interculturalidade; Pós-colonialismo; Dewey; Education for Citizenship; Freire; Future; Interculturality Postcolonialism | Issue Date: | 2017 | Publisher: | UNINOVE | metadata.degois.publication.title: | EccoS | metadata.degois.publication.issue: | 44 | metadata.degois.publication.location: | São paulo | Abstract: | Este artigo oferece uma análise comparada das visões de futuro que representam legados fundamentais nas obras de John Dewey e Paulo Freire, tendo em conta os diversos contextos culturais e epistemológicos que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens socio-históricas das obras desses autores. As suas visões de futuro são aqui abordadas numa perspetiva intercultural, no enquadramento de duas matrizes (pós) coloniais diferentes incorporadas pelas Américas do Norte e do Sul. Este artigo tenta desvendar os substratos históricos, políticos e sociais que alteram a forma e a essência da retórica e da ideologia que presidem a esses dois marcos conceptuais e académicos de referência no campo da educação e da pedagogia no século XX. Finalmente, procura dar ênfase aos valiosos legados teórico-práticos desses dois filósofos-educadores para a ideia de futuro nas políticas de educação e nas práticas pedagógicas dos sistemas educativos das sociedades cosmopolitas do século XXI. This article offers a comparative analysis of John Dewey’s and Paulo Freire’s visions of the future, as a fundamental legacy of their work, having in mind the different cultural and epistemological environments that constituted the intellectual backdrop and socio-historical baggage of their works. Their visions of the future are here also approached from an intercultural perspective within the framework of two different (post)colonial matrices embodied by North and South Americas. This article attempts to unveil the underlying historical, political and social substrata influencing the form and essence of the rhetoric and ideology of such conceptual and academic frameworks of reference in the field of education and pedagogy in the 20th century. Finally, the valuable theoretical-practical legacies of both philosophers of education are here emphasized for the purpose of an idea of future in the educational policies and pedagogical practices of cosmopolitan societies of the 21st century. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/48189 | ISSN: | 1517-1949 1983-9278 |
DOI: | 10.5585/EccoS.n44.7708 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
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