Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/48205
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sequeiros, Paula | - |
dc.contributor.author | Sequeira, Luísa | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T17:03:48Z | - |
dc.date.available | 2018-04-05T17:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 1645-2089 | por |
dc.identifier.issn | 2183-3575 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/48205 | - |
dc.description.abstract | Bárbara Virgínia foi uma das primeiras realizadoras de cinema em Portugal e no Festival de Cannes. Iniciando-se artisticamente como declamadora e atriz, dirigiu, muito jovem, uma longa metragem e um documentário em 1946. Imigrou em 1952 para o Brasil para trabalhar em rádio e televisão. Aí se radicou, constituiu família, abandonando a declamação, e faleceu em 2015. Neste artigo recolhemos e analisamos documentação pública e de memória privada, uma entrevista de investigação e conversas com familiares. Recorremos à história e memórias do cinema português para produzir, de um ponto de vista feminista, uma análise sócio-biográfica. Recusando a mitificação, pretendemos contribuir para a desocultação do olhar patriarcal na literatura produzida sobre esta figura. Os estudos de género de Linda Alcoff e Teresa de Lauretis, a sociologia da cultura de Pierre Bourdieu que Bev Skeggs convoca num cruzamento entre classe, género e colonialidade, e ainda investigação histórica e social sobre os contextos dos dois países alimentaram este questionamento e análise. A sócio-biografia apresentada enfoca-se nos papéis artístico e familiar de Bárbara Virgínia, pretendendo alimentar o conhecimento fino sobre barreiras de género e classe em torno das práticas culturais e profissionais na época e ainda discutir o apagamento da memória sobre a realizadora. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | CECS | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Mulheres realizadoras | por |
dc.subject | Estado Novo | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.title | Esquecer Bárbara Virgínia? Uma cineasta precursora entre Portugal e o Brasil | por |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 331 | por |
degois.publication.lastPage | 352 | por |
degois.publication.location | Braga | por |
degois.publication.title | Comunicação e Sociedade | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.doi | 10.17231/comsoc.32(2017).2765 | por |
degois.publication.volume | 32 | por |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2069-5631 | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Esquecer Bárbara Virgínia.pdf | 860.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
SCOPUSTM
Citations
1
checked on Nov 11, 2022
Page view(s) 50
495
checked on Nov 6, 2024
Download(s)
250
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License