Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/602
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dc.contributor.authorSilva, Maria Luísa Portocarrero Ferreira da-
dc.date.accessioned2008-12-05T15:01:59Z-
dc.date.available2008-12-05T15:01:59Z-
dc.date.issued1990-06-12en_US
dc.identifier.citationSILVA, Maria Luísa Portocarrero Ferreira da - O preconceito em H.-G. Gadamer : sentido de uma reabilitação. Coimbra, 1990.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/602-
dc.descriptionTese de doutoramento em Letras (Filosofia) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractA dissertação O preconceito em H. - G. Gadamer: Sentido de uma reabilitação trata a polémica gadameriana com a Modernidade iluminista, situando-a no contexto da Hermenêutica Filosófica contemporânea e tomando, para esse fim, como fio condutor o tema polémico da positividade dos pressupostos de toda a compreensão humana. Nas suas três partes, respectivamente subdivididas em capítulos e subcapítulos, este trabalho apresenta, num confronto com os principais textos do autor, a sua tese fundamental segundo a qual a Modernidade iluminada se limitou a um modelo puramente epistemológico de leitura do real, hoje impossível de sustentar, dada a radical finitude e historicidade do existir. Só uma hermenêutica da facticidade do existir concreto e situado pode, segundo o autor, ultrapassar os equívocos do subjectum, restaurar a diferença como raíz do sentido e, como tal, redefinir, contra o naturalismo moderno a identidade e universalidade da Filosofia. A dimensão hermenêutica e existencial do filosofar, defendida em toda a obra de Gadamer é, assim, o objecto da primeira parte desta dissertação, que, através de uma crítica à tradicional despersonalização do conceito de experiência, reinterpreta a essência profundamente hermenêutica da ambiguidade fundamental de toda a experência humana do sentido. A relação entre experiência hermenêutica e novo sentido da verdade é o tema da segunda parte, que descobre, através da análise da própria problemática da negatividade da experiência humana, uma pressuposição ou antecipação fundamental de sentido, como a raíz histórico-existencial de toda a problemática filosófica de verdade. A terceira e última parte ocupa-se da positividade e fecundidade da concepção gadameriana do preconceito, num confronto com a concepção autónoma e totalmente despersonalizada do saber, própria do Iluminismo. São aqui apresentados, a partir de uma análise do problema da verdade ou falsidade dos pressupostos, os fundamentos da concepção dialógica da Hermenêutica de Gadamer.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectFilosofiaen_US
dc.titleO preconceito em H.-G. Gadamer : sentido de uma reabilitaçãoen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextSem Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextnone-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.researchunitCECH – Center for Classical and Humanistic Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-1288-9535-
Appears in Collections:FLUC Secção de Filosofia - Teses de Doutoramento
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