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https://hdl.handle.net/10316/81457
Title: | Students’ Entrepreneurial Potential: The influence of Universities, motivations, incentives, opportunities and resources. | Other Titles: | Potencial Empreendedor dos Estudantes: A influência das Universidades, motivações, incentivos, oportunidades e recursos. | Authors: | Silva, Matilde João Calado Laranjeira Marques da | Orientador: | Carvalho, Carla Maria Santos Mónico, Lisete Santos Mendes Parreira, Pedro Miguel Santos Dinis Garcia, Salvador |
Keywords: | Estudantes Empreendedores; Instituições de Ensino Superior; Motivções; Incentivos; Autoeficácia; Entrepreneurial students; Higher Education Institutions; Motivations; Incentives; Self-efficacy | Issue Date: | 9-Jul-2018 | metadata.degois.publication.title: | Students’ Entrepreneurial Potential: The influence of Universities, motivations, incentives, opportunities and resources. | metadata.degois.publication.location: | Portugal | Abstract: | Enquadramento Teórico: O empreendedorismo desempenha um papel muito importante na vida dos estudantes, permitindo-lhes desenvolver habilidades que os preparam para o mercado de trabalho. É visto pela Comissão Europeia que um maior investimento no empreendedorismo tem que ser feito através da educação, especialmente para empreender e melhorar os níveis de inovação e crescimento económico (Comissão das Comunidades Europeias, 2006). As universidades têm uma enorme importância porque têm a possibilidade de treinar estudantes para se tornarem empreendedores de sucesso, independentemente do seu campo de formação, o que é muito importante especialmente durante este período de crise que muitos países enfrentam, onde cada dia é mais difícil encontrar emprego. Assim, os estudantes que se poderiam tornar futuros empregadores com todas as habilidades necessárias podem ajudar a superar essa crise e desempenhar um papel fundamental na criação de valor e no aumento do desenvolvimento social, económico e tecnológico de qualquer país.Objetivos: Esta dissertação faz parte de uma pesquisa no âmbito da Rede de Inovação PoliEmpreende, uma rede de instituições de ensino superior em Portugal, que continua a trabalhar com uma equipa multidisciplinar rumo a um objetivo comum - educação para o empreendedorismo - em instituições de ensino superior. Este ano, 13 instituições de ensino superior em Portugal fazem parte deste projeto, com os seus professores e investigadores a colaborar. Assim, este estudo empírico objetiva analisar se a melhor preparação académica em termos de Empreendedorismo promove o potencial empreendedor do aluno e se características e recursos pessoais (autoeficácia, motivações, oportunidades e recursos e incentivos a empreender) estão relacionados com o potencial empreendedor dos estudantes.Metodologia: Para tal, foram aplicados questionários adaptados a este efeito - incluindo o índice de Carland modificado, a autoavaliação do HEInnovate aplicada aos estudantes, questões sociodemográficas e motivações que levam os estudantes a empreender, entre outros - a estudantes universitários em Portugal.Resultados: Constatámos que a melhor preparação académica em termos de Empreendedorismo, alta autoeficácia, a existência de motivações, incentivos e oportunidades e recursos para empreender parecem ser variáveis passíveis de contribuir para o aumento do potencial empreendedor dos estudantes. Framework: Entrepreneurship plays a very important role in the lives of students by enabling them to develop skills that prepare them for the job market. It is seen by the European Commission that an increased investment in entrepreneurship has to be made through education, especially to undertake and improve levels of innovation and economic growth (Commission of the European Communities, 2006). Universities have a huge importance because they have the possibility to train students to become successful entrepreneurs, regardless of their field of training, which is very important especially during this time of crisis that many countries are experiencing where it is harder each day to find a job. Thus, students who could become future employers with all the skills necessary can help to overcome this crisis and play a key role in creating value and increasing the social, economic and technological development of any country.Objectives: This dissertation is part of a research within the framework of the PoliEntrepreneurship Innovation Network, a network of higher education institutions in Portugal, which continues to work with a multidisciplinary team towards a common goal – education for entrepreneurship – at higher education institutions. This year 13 higher education institutions in Portugal are part of this project, with their professors and researchers cooperating. Thus, this empirical study aims to analyze if better academic preparation in terms of Entrepreneurship fosters the entrepreneurial potential of the student and if personal characteristics and resources (self-efficacy, motivations, opportunities and resources and incentives to undertake) are related to the students’ entrepreneurial potential. Methodology: To this end, questionnaires adapted for this effect – including the modified Carland Index, HEInnovate self-assessment applied to students, sociodemographic questions and motivations that lead students to be entrepreneurs, among others – were applied to university students in Portugal.Results: We found out that better academic preparation in terms of Entrepreneurship, high self-efficacy, the existence of motivations, incentives and opportunities and resources to undertake appear to be variables likely to contribute to the increase of the entrepreneurial potential of the students. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/81457 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
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