Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82564
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dc.contributor.advisorAndré, João Maria Bernardo Ascenso-
dc.contributor.authorMarques, Mónica Joana Santos-
dc.date.accessioned2018-12-20T04:15:41Z-
dc.date.available2018-12-20T04:15:41Z-
dc.date.issued2018-10-24-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82564-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Política Cultural Autárquica apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractEste Relatório descreve o período de estágio curricular realizado na Casa da Memória de Guimarães (CDMG), no âmbito do Mestrado em Política Cultural Autárquica, entre Outubro de 2017 e Fevereiro de 2018. Esta experiência pretendeu analisar a forma como o Serviço Educativo da Casa da Memória potencia a salvaguarda do Património Cultural Material e Imaterial do concelho de Guimarães e de que forma essas estratégias contribuem para a preservação da memória e da construção da identidade local. Tem como principal objecto de estudo o projecto Pergunta ao Tempo, realizado entre Outubro de 2017 e Maio de 2018. O Relatório divide-se em três partes. A Parte I concentra-se sobre a história do Serviço Educativo no contexto nacional e internacional, na relação museu-escola e na abordagem conceptual da Nova Museologia. A Parte II é dedicada à articulação entre os conceitos de Património, Memória e Identidade e a forma como os Museus desempenham um papel fundamental na conservação de um passado patrimonial para a posterioridade. A Parte III apresenta em detalhe a Entidade Acolhedora, a sua missão, valores e equipa, bem como a programação do Serviço Educativo e o conjunto de actividade acompanhadas e desenvolvidas durante o estágio, nomeadamente o inventário e catalogação bibliotecária da Casa da Memória de Guimarães(CDMG) e do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). Por último, é feita uma uma conclusão que articula a experiência de estágio, juntamente com os projectos e actividade acompanhadas, com o conhecimento aprendido durante o primeiro ano teórico do Mestrado em Política Cultural Autárquica.por
dc.description.abstractThis report descrives the internship period made in Casa da Memória de Guimarães (CDMG), in the context of the Master's Degree in Municipal Culture Policy, between October 2017 and February 2018. This experience pretends to analise the way Casa da Memória's Educational Service potencializes the safeguard of tangible and intagle cultural heritage of Guimarães municipality and the way those strategies contribute to the preservation of memory and to the construction of local identity. It's main study case is the project Pergunta ao Tempo, accomplished between October 2017 and May 2018. This report is divided in three parts. The first part concentrates itself in the history of Museums Educational Service in national and international context, in the relationship school-museum and in the approach of the New Museology. The second part is dedicated to link the concepts of Heritage, Memory and Identity and to the way museums can perform a crucial role in transmiting a past heritage to the future. The third part presents in detail the internship host, it's mission, values and work team, as well as the Educational Service program and the activitires followed and developed during the internship, specially the inventory and cataloging of Casa da Memória de Guimarães and Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) libraries. At last, my conclusion articulates the internship experience, as well as the projects and activities I followed, with the knowledge learned during the first theorical year of the Master's Degree in Municipal Culture Policy.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectPatrimóniopor
dc.subjectMuseupor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectHeritageeng
dc.subjectMuseumeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleMemória, Identidade e Estratégias Educativas na Casa da Memória de Guimarães (CDMG)por
dc.title.alternativeMemory, Identity and Educational Strategies in Casa da Memória de Guimarães (CDMG)eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCasa da Memória de Guimarães-
degois.publication.titleMemória, Identidade e Estratégias Educativas na Casa da Memória de Guimarães (CDMG)por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202045048-
thesis.degree.disciplineHistória-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Política Cultural Autárquica-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMarques, Mónica Joana Santos::0000-0002-3564-846X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriNeto, Maria Margarida Sobral da Silva-
uc.degree.elementojuriAndré, João Maria Bernardo Ascenso-
uc.degree.elementojuriTrindade, Maria Luísa Pires do Rio Carmo-
uc.contributor.advisorAndré, João Maria Bernardo Ascenso-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitLanguage, Interpretation and Philosophy -LIF-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9036-9757-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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