Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82707
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
dc.contributor.authorNeves, Pedro Miguel dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-20T04:35:49Z-
dc.date.available2018-12-20T04:35:49Z-
dc.date.issued2017-09-29-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82707-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractAs feiras, genericamente, são entendidas como uma das ferramentas do Marketing mais utilizadas pelas empresas para a promoção dos seus produtos/serviços, e para o aumento da sua carteira de clientes. Promovendo o contato direto entre os potenciais clientes / parceiros com as entidades promotoras, as feiras são uma garantia de que no mesmo espaço físico se reúnem e centram os potenciais públicos-alvo das empresas (desde empresários e profissionais com interesse, até ao comum cliente).Porém o mercado vive uma transformação Tecnológica. Presentemente, e desde alguns anos até esta data, tem-se verificado um conjunto de sinais de mudança, no sentido das Feiras começarem a ganhar uma nova dimensão (mais lacta), para com o Mundo Virtual. Esta mudança surge do interesse das empresas em alcançar um maior número de potenciais clientes com uma promoção mais abrangente, com redução de custos. Assim, as empresas começam a manifestar interesse no novo formato virtual.Por esta razão, o presente trabalho pretende compreender quais as Atitude das Empresas face às Feiras Virtuais 3D, considerando como hipótese base que as empresas que fazem Feiras Físicas terão a intenção de participar em Feiras Virtuais 3D.A literatura académica sobre o tema em específico é pouca e em virtude da pertinência do tema em estudo decidiu-se avaliar um conjunto de variáveis (Attitude Towards, Need for Touch, Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, Knowledge Search Domain, Screen Design, Usefulness, Shopping Experience, Enjoyment, Intention to Use e Intention to Switch ), e a relação entre elas, que possam trazer ao conhecimento geral o efetivo interesse do mercado empresarial, bem como a perceção que este tem, para com este novo formato de divulgação tecnológica.O estudo, teve como amostra parte das empresas que participem ou tenham participado em Feiras Físicas num de dois espaços de referência Nacional, nomeadamente – FIL (em Lisboa) e Exponor (no Porto). Para o estudo utilizaram-se dados recolhidos com base num questionário estruturado, tendo a recolha sido feita presencialmente e online. Foram recolhidas 221 repostas que permitiram proceder ao estudo.Como conclusão principal, viu-se que há efetivo interesse em se usarem as Feiras Virtuais 3D, assim como de trocar Feiras Físicas por Feiras Virtuais 3D.por
dc.description.abstractThe fairs, generally, are understood as a more Marketing tools used by companies to promote their products/services, and for increasing their customer base. Promoting the direct contact between potential customers/partners with the promotion entities, the fairs are a guarantee that the same physical space gather and focus the potential target groups of companies (provided entrepreneurs and professionals with interest, to the client).However the market lives a technological transformation. Currently, and since a few years before this date, there has been a number of signs of change, in the sense of the fairs start to gain a new dimension (more lacta), to the Virtual world. This change arises in the interest of the companies to reach a larger number of potential customers with a more comprehensive promotion, with cost reduction. So, companies are starting to express interest in the new format.For this reason, the present work aims to understand the attitude of Companies faced with Virtual 3D Fair, considering as a basis chance that companies that participate or have participated in Physical trade shows have the intention to participate in 3D virtual Fairs.The literature on the subject is scarce and because of the relevance of the topic under consideration it was decided to evaluate a set of variables (Attitude Towards, Need for Touch, Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, Knowledge Search Domain, Screen Design, Usefulness, Shopping Experience, Enjoyment, Intention to Use e Intention to Switch), and the relationship between them, which may bring to the attention the effective interest of the general business market, as well as the lack this has to with this new technological dissemination formatThe study had, as a sample, companies that participate or have participated in Physical trade shows in one of two National reference spaces, in particular – FIL (in Lisbon) and Exponor (in Porto). For the study, data were collected, based on a structured questionnaire and the collection was made in person and online. 221 responses were collected, that allowed to develop this study.As a conclusion, it has been seen that there are effective interest in using the 3D virtual Fairs, as well as switch between Physical Fairs for 3D virtual Fairs.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFeiraspor
dc.subjectMarketing de Eventospor
dc.subjectVirtualpor
dc.subjectEmpresaspor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectFairseng
dc.subjectEvent Marketingeng
dc.subjectVirtualeng
dc.subjectCompanieseng
dc.subjectTechnologyeng
dc.titleAtitude das Empresas face às Feiras Virtuais 3Dpor
dc.title.alternativeCompanies' Attitude Towards Virtual 3D Fairseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFEUC-
degois.publication.titleAtitude das Empresas face às Feiras Virtuais 3Dpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202111342-
thesis.degree.disciplineMarketing-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorNeves, Pedro Miguel dos Santos::0000-0002-9685-8671-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
uc.degree.elementojuriCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
uc.degree.elementojuriCarvalho, Fernando Manuel Pereira Oliveira-
uc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
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