Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82767
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dc.contributor.advisorCardoso, Alberto Jorge Lebre-
dc.contributor.authorMachado, Cláudia Filipa de Leão e-
dc.date.accessioned2018-12-20T04:41:10Z-
dc.date.available2018-12-20T04:41:10Z-
dc.date.issued2018-09-18-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82767-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Tecnologias de Informação Geográfica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractOs Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são sistemas computacionais para capturar, armazenar, consultar, analisar e exibir dados geoespaciais e as suas características (Chang, 2010). A partir da massificação desta tecnologia e da forte componente espacial dos transportes, conciliou-se os SIG aos transportes, dando origem aos Sistemas de Informação Geográfica para os transportes (SIG-T), com metodologias e algoritmos específicos para a análise de redes.Parafraseando Silva (2006), “os SIG-T possibilitam análises integradas de todas as componentes de um sistema de transportes no seu contexto geográfico”.A aplicação dos SIG aos transportes, tem crescido nos últimos anos, principalmente como ferramenta para o auxílio a tomadas de decisão, análise, monitorização e gestão dos transportes de forma a facilitar a circulação de pessoas, bens e informação, garantindo o acesso à mobilidade.A grande premissa deste trabalho é o de automatizar o processo de planear uma viagem utilizando a rede dos transportes públicos (rede multimodal) a nível intermunicipal, disponibilizando a informação ao público com auxílio das funcionalidades dos SIG. Assim, pretende-se dar resposta à debilidade no planeamento de viagens intermunicipais - conciliando o transporte rodoviário (urbano e regional), ferroviário e rede pedonal - com o propósito de melhorar a acessibilidade.No que respeita ao caso de estudo, foi definida a Região de Coimbra que é constituída por dezanove concelhos, com uma rede multimodal consideravelmente extensa, uma vez que não existem plataformas que possibilitem o planeamento de viagens complexas (com mais do que um modo de transporte) de forma adequada por parte do utilizador, nem o planeamento de viagens intermunicipais na região.Para a simulação da rede multimodal e intermunicipal, foram definidos quatro cenários representativos do nosso caso de estudo que têm como origem quatro localizações diferentes, pertencentes à Região de Coimbra, e como destino o Hospital Central da Universidade de Coimbra. A informação resultante da criação de rotas conforme as preferências definidas pelo utilizador, é o tempo da viagem, a tarifa associada (€), a distância total, a distância pedestre, o modo de transporte, as paragens/estações, o percurso até aceder ao transporte, o percurso do transporte, os transbordos propostos, o tempo de espera e os horários, para uma viagem que corresponda às necessidades do utilizador.por
dc.description.abstractGeographic Information Systems (GIS) are computer systems for capturing, storing, querying, analyzing and displaying geospatial data and its characteristics (Chang, 2010). From the massification of this technology and the strong spatial component of transport, GIS was reconciled with transport, rising the Geographic Information Systems for Transport (GIS-T), with methodologies and specific algorithms for the analysis of networks.Paraphrasing Silva (2006), "GIS-T enable integrated analysis of all components of a transport system in its geographic context."The application of GIS to transport has grown in recent years, mainly as a tool to aid decision-making, analysis, monitoring and transport management to facilitate the movement of people, goods and information, ensuring access to mobility.The main premise of this work is to automate the process of planning a trip using the public transport network (multimodal network) at intermunicipal level, making information available to the public with the help of the GIS functionalities. Aims to respond to the weakness of planning an intermunicipal travel - reconciling road transport (urban and regional), rail and pedestrian network - with the aim of improving accessibility.Regarding the case study, was chosen the Region of Coimbra that as nineteen municipalities, with a considerable multimodal network, since there are no platforms that allow the planning of complex trips (with more than one mode of transportation) in an appropriate way on the part of the user, neither the planning of intermunicipal trips in the region.For the simulation of the multimodal and intermunicipal network, four representative scenarios of our case study were defined that have as origin four different locations, belonging to the Region of Coimbra, and as destination the Hospital Central da Universidade de Coimbra. The information resulting from the creation of routes according to the preferences defined by the user, is the travel time, the associated fare (€), the total distance, the pedestrian distance, the mode of transportation, the stops/stations, the route until access transport, the transport route, the proposed trans-shipments, the waiting time and the timetable, for a journey that corresponds to the needs of the user.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectAnálise de Redes Topológicaspor
dc.subjectComunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM|RC)por
dc.subjectRede Intermunicipalpor
dc.subjectRede Multimodalpor
dc.subjectSistemas de Informação Geográfica nos Transportes (SIG-T)por
dc.subjectAnalysis of Topological Networkseng
dc.subjectComunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM|RC)eng
dc.subjectIntermunicipal Networkeng
dc.subjectMultimodal Networkeng
dc.subjectGeographic Information Systems for Transporteng
dc.titleSimplificar Coimbra e sua região – contributo para a melhor utilização dos transportes públicos coletivos na Comunidade Intermunicipal da região de Coimbra (CIM|RC)por
dc.title.alternativeSIMPLIFYING COIMBRA AND ITS REGION - CONTRIBUTION FOR THE BETTER USE OF COLLECTIVE PUBLIC TRANSPORT IN THE INTERMUNICIPAL COMMUNITY OF THE COIMBRA REGION (CIM|RC)eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Matemática da FCTUC-
degois.publication.titleSIMPLIFICAR COIMBRA E SUA REGIÃO – CONTRIBUTO PARA A MELHOR UTILIZAÇÃO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS COLETIVOS NA COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DA REGIÃO DE COIMBRA (CIM|RC)por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202044394-
thesis.degree.disciplineSistemas de Informação Geográfica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Tecnologias de Informação Geográfica-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Matemática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMachado, Cláudia Filipa de Leão e::0000-0002-9603-5640-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriFonte, Cidália Maria Parreira da Costa-
uc.degree.elementojuriCardoso, Alberto Jorge Lebre-
uc.degree.elementojuriSilva, Ana Maria César Bastos-
uc.contributor.advisorCardoso, Alberto Jorge Lebre-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1824-1075-
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