Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84227
Title: A Robótica Educativa como ferramenta pedagógica: Uma experiência com Lego Mindstorms Education EV3
Other Titles: Educational Robotics as a pedagogycal instrument: An experience with Lego Mindstorms Education EV3
Authors: Fernandes, Ana Carolina Coelho 
Orientador: Rebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz
Keywords: Educação Social; Robótica Educativa; Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas; Criatividade; Motivação; Social Education; Educational Robotics; Models of Problem Solving; Creativity; Motivation
Issue Date: 30-Oct-2017
Serial title, monograph or event: A Robótica Educativa como ferramenta pedagógica: Uma experiência com Lego Mindstorms Education EV3
Place of publication or event: Centro Comunitário S. José, Cáritas Diocesana de Coimbra
Abstract: O presente documento surge da intenção de demonstrar o trabalho realizado ao nível social e pedagógico durante o período de Estágio Curricular do Mestrado em Ciências da Educação. O projeto Robot Educa 2.0 – Missão ao Espaço, projeto basilar do presente relatório, surge da proposta da Equipa de Intervenção Direta do Centro Comunitário S. José, da Cáritas Diocesana de Coimbra, de aliar o ensino da robótica e o jogo aos modelos de resolução de problemas, procurando estabelecer uma relação entre estes, as taxonomias de classificação de questões e o seu contributo para a consolidação das aprendizagens; na ótica do processo educativo, compreender o papel da criatividade, motivação e emoções de realização como indicadores do desenvolvimento cognitivo e das competências sociais dos participantes deste projeto. Esta intervenção dirige-se a crianças/jovens com idades compreendidas entres os 12 e os 16 anos, a frequentar o 2º e o 3º ciclo do ensino básico e residentes dos Bairros da Rosa e do Ingote. Estas atividades procurando a promoção do desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e de competências socias e afetivas, do trabalho cooperativo e da criatividade, permitindo às crianças/jovens participar em experiências dinâmicas que fomentem a aprendizagem, o interesse e a curiosidade, partilhadas em ambientes estimulantes que tendem ao desenvolvimento holístico e antecipatório do sucesso escolar destas crianças e jovens. Este documento, além do seu foco na robótica como ferramenta educativa, incide sobre diversas temáticas relacionadas com a Educação Social e com as necessidades do público-alvo em questão.
The present document arises from the intention of showing the work done to the social and pedagogical level during the Curricular Internship period of the Master’s degree in Educational Sciences. The project Robot Educa 2.0 – Missão ao Espaço, the main project to this report, is a proposal from the Equipa de Intervenção Direta do Centro Comunitário S. José, da Cáritas Diocesana de Coimbra, to combine the teaching of Robotics and gaming experience through the models of problem solving, trying to establish a relation between these subjects and question classification schemes. From the educational point of view, we try to understand the role of creativity, motivation and achievement emotions as indicators of cognitive development and social skills in the participants. This project’s target population are children and young people between the ages of 12 and 16 years old, attending the 2nd and 3rd cycle of basic education. These activities aspire to promote cognitive, metacognitive, social and affective skills development, cooperative work and creativity. Allowing children to participate in dynamic experiences that encourage learning, interest and curiosity, shared in stimulating environments that tend to develop holistic and anticipatory success of school children and young people. This curricular internship, in addition to its focus on robotics as an educational tool, focuses on several themes related to Social Education, as well with the needs of the target population in question.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84227
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

646
checked on Sep 24, 2024

Download(s) 50

1,129
checked on Sep 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons