Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/84273
Title: | O impacto do programa Anos Incríveis - Teacher Classroom Management nas competências socio-emocionais de crianças após a transição para o primeiro ciclo | Other Titles: | Impact of the Incredible Years - Teacher Classroom Management program on children’s socio-emotional skills after transition to first grade | Authors: | Santos, Mariana Miguel | Orientador: | Santos, Maria João Rama Seabra | Keywords: | competências socio-emocionais; Anos Incríveis TCM; transição; adaptação escolar; socioemotional skills; Incredible Years-TCM; transition; adaptation to school | Issue Date: | 21-Jul-2017 | metadata.degois.publication.title: | O impacto do programa Anos Incríveis - Teacher Classroom Management nas competências socio-emocionais de crianças após a transição para o primeiro ciclo | metadata.degois.publication.location: | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Abstract: | Enquadramento: As competências socio-emocionais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, proporcionando formas de gerir emoções e de manter relações sociais positivas. Vários estudos têm demonstrado a eficácia da implementação de programas como os Anos Incríveis – Teacher Classroom Management (AI-TCM) que visam, mediante a promoção de competências socio-emocionais, o aumento de comportamentos positivos em educadores de infância e de comportamentos pró-sociais em crianças. Desta forma, as crianças que no pré-escolar usufruem deste tipo de programas poderão ver facilitada a sua transição escolar e a adaptação a uma nova escola. Objetivos: Pretende-se compreender qual o impacto do programa AI-TCM quando aplicado a educadores de infância no último ano do pré-escolar, nas competências socio-emocionais e problemas de comportamento das crianças e na sua adaptação à escola após a transição para o primeiro ano do ensino básico. Método: Participaram no estudo 210 crianças de 44 classes do primeiro ciclo. Para avaliar as aptidões sociais e os problemas de comportamento das crianças recorreu-se às Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolas – 2 (ECIP-2) respondidas por pais e por professores; para avaliar os resultados escolares no final do primeiro trimestre e a adaptação à escola utilizou-se uma Ficha de Avaliação do Desempenho Escolar. Resultados: Os professores avaliaram as crianças do grupo experimental como tendo mais aptidões sociais que as crianças do grupo de controlo. Ao nível dos problemas de comportamento não se verificaram diferenças significativas entre os grupos. Quando preenchidas pelos pais, nenhuma das escalas apresentou diferenças significativas entre os grupos. Os professores avaliaram os alunos do grupo experimental com melhores resultados escolares e melhor adaptação à escola do que os do grupo de controlo. Discussão e conclusões: A leitura destes resultados à luz da literatura sublinha a importância da implementação do programa AI-TCM enquanto fator de proteção das crianças no final do pré-escolar, na medida em que estimula as suas competências socio-emocionais, as quais são facilitadoras de bons resultados académicos e de uma transição escolar bem-sucedida. Framework: Socioemotional skills play a key role in children development, providing ways to manage emotions and maintaining positive social interactions. Several studies have shown the effectiveness of the implementation of programs such as the Incredible Years - Teacher Classroom Management (AI-TCM) which aim, through the promotion of socioemotional skills, the increase of positive behaviors in preschool teachers and pro-social behaviors in children. Consequently, preschool children that benefit from this kind of programs may be in advantage when they go to primary school and have to adapt to a new school context. Objectives: To understand the impact of the AI-TCM program when applied to preschool teachers in kindergarten, on children’s socioemotional skills and behavioral problems, as well as on their adaptation to primary school, after the transition. Methods: 210 children of 44 classes participated in the study. The Preschool and Kindergarten Behavior Scales - 2 (PKBS-2) completed by parents and teachers were used to evaluate children’s social skills and behavioral problems; a brief questionnaire was used to evaluate adaptation to school and school grades at the end of the first trimester. Results: Teachers rated children in the intervention group as having more social skills than children in the control group, while no significant differences between the groups were observed on behavioral problems. When completed by parents, none of the scales showed significant differences between groups. Teachers evaluated students of the experimental group with better school grades and better adaptation to primary school than students of the control group. Discussion: In light of the literature reviewed, these results highlight the importance of implementing the AI-TCM program at kindergarten as a protective factor, since it stimulates socioemotional competencies thus contributing to a better school performance and a successful transition to primary school. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/84273 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE MIP - Mariana Santos 2017.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
798
checked on Oct 29, 2024
Download(s) 50
678
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License