Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84591
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
dc.contributor.authorVieira, Ariane Gimenes-
dc.date.accessioned2019-01-24T23:38:40Z-
dc.date.available2019-01-24T23:38:40Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.date.submitted2019-01-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84591-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractDevido ao aumento de manifestações feministas no âmbito social em todo o mundo, o marketing percebe uma necessidade de se adaptar às novas demandas dos consumidores. Por outro lado, como ainda vivemos em uma sociedade patriarcal, também é esperado que o mesmo se reflita no marketing. Como consequência disso, a mulher permanece sendo fortemente objetificada em campanhas e extremamente estereotipada. Nesse contexto, porém, a própria publicidade, junto à comunicação, pode emergir como um instrumento de combate a esse tipo de campanha, visando dizimar os estereótipos criados para representar as mulheres. A partir disso, percebe-se como o marketing, no que diz respeito a questões de gênero, pode ter como finalidade não só promover produtos, serviços e ideias para um determinado grupo, mas também fazer os consumidores adotarem um comportamento específico. É com este intuito que o marketing pode vir a disseminar ou confimar qualquer tipo de enquadramento em um determinado paradigma. Tendo em conta este cenário, a finalidade do presente projeto é despertar um olhar mais crítico e ético nas campanhas de marketing para a forma como é feita a representações das mulheres nas mesmas. Considerando que o método aplicado a uma pesquisa científica está radicalmente vinculado ao objeto de estudo e aos objetivos que se pretende conquistar, a metodologia do presente projeto caracteriza-se por duas dimensões complementares: por um lado, em seu aspecto conceitual, far-se-á seleção bibliográfica e elaboração de um discurso que dê conta dos objetivos da pesquisa; por outro lado, serão realizados estudos de caso de inquéritos que serão aplicados acerca do tema.por
dc.description.abstractRegarding the increase of feminist manifestations in the social sphere around the world, the marketing developed a need in order to adapt towards the new demands of the consumers. On the other hand, as we still live in a patriarchal society, it is also expected that this type of system will be reflected in marketing. As a consequence, women remain heavily objectified in campaigns and extremely stereotyped. In this context, however, advertising itself, along with communication, can emerge as an instrument to combat this type of campaign, in order to diminish the stereotypes raised to represent women. From this, one can see how marketing, with regard to gender issues, may have as purpose not only to promote products, services and ideas for a particular group, but also to make consumers adopt a specific behavior. It is for this purpose that marketing can come to disseminate or confirm any type of framework in a given paradigm. Given this scenario, the purpose of the present project is to awaken a more critical and ethical view regarding marketing campaigns and the way they’re made to represent women. Considering that the method applied to a scientific research is radically linked to the object of study and to the objectives that it intends to conquer, the methodology of the present project is characterized by two complementary dimensions: on one hand, in its conceptual aspect, the bibliographic selection and elaboration of a discourse that gives account of the objectives of the research; on the other hand, case studies of surveys will be carried out that will be applied on the subject.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMulherespor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectManifestações feministaspor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectWomeneng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectStereotypeseng
dc.subjectFeminist manifestationseng
dc.subjectMarketingeng
dc.titleMulheres na Publicidadepor
dc.title.alternativeWomen in Advertisingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationPortugal-
degois.publication.titleMulheres na Publicidadepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202159027-
thesis.degree.disciplineMarketing-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVieira, Ariane Gimenes::0000-0003-3206-1572-
uc.degree.classification11-
uc.degree.presidentejuriBairrada, Cristela Maia-
uc.degree.elementojuriCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
uc.degree.elementojuriMelo, Manuel Paulo Albuquerque-
uc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
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