Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85368
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dc.contributor.advisorMachado, Maria Teresa Mesquita Carvalho Sousa-
dc.contributor.authorVitorino, Ana Rute Macedo Marques-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:15:28Z-
dc.date.available2019-03-18T23:15:28Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85368-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA presente investigação tem como principal objetivo estudar as relações entre as estratégias de regulação emocional (reavaliação cognitiva e supressão emocional) e as variáveis psicológicas positivas – bem-estar psicológico, satisfação com a vida e esperança – nos adolescentes. O enquadramento teórico deste estudo tem por base a abordagem da Psicologia positiva focando-se nos aspetos psicológicos saudáveis e funcionamento “ótimo” dos adolescentes. A amostra é composta por 320 adolescentes, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, sendo a maioria do sexo feminino. Para a recolha de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Emotion Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA), Satisfaction with Life Scale (SWLS), Escala de Bem-Estar Psicológico para adolescentes (EBEP-A), e Escala de Esperança-Questões sobre os meus objetivos e um conjunto de questões sociodemográficas destinado à caracterização da amostra. Os resultados obtidos revelam que as estratégias de regulação emocional se correlacionam significativamente com a maioria das variáveis psicológicas positivas, nomeadamente que a reavaliação cognitiva se correlaciona positivamente com todas as variáveis psicológicas positivas, sendo a sua maior influência exercida ao nível do bem-estar psicológico e que a supressão emocional se correlaciona negativamente com todas as variáveis psicológicas positivas, sendo o seu maior impacto na satisfação com a vida. Mais se concluiu que a estratégia de reavaliação cognitiva é a estratégia de regulação emocional mais utilizada pelos adolescentes entre os 15 e os 18 anos, o que indica estar associado a aumento de experienciação e expressão de emoções positivas. Entre estes, é o sub-grupo de adolescentes dos 15 aos 16 anos e os do sexo masculino que apresentam resultados médios superiores na maioria das dimensões avaliadas.por
dc.description.abstractThe present research has as main objective to study the relations between the strategies of emotional regulation (cognitive reassessment and emotional suppression) and the positive psychological variables - psychological well-being, satisfaction with life and hope - in adolescents. The theoretical framework of this study is based on the approach of positive psychology focusing on the healthy psychological aspects and "optimal" functioning of adolescents. The sample is composed of 320 adolescents, aged between 15 and 18 years, the majority being female. In order to collect data, the following instruments were used: Emotion Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA), Satisfaction with Life Scale (SWLS), Psychological Welfare Scale for Adolescents (EBEP-A) Questions about my objectives and a set of socio demographic questions to characterize the sample. The results show that emotional regulation strategies correlate significantly with most positive psychological variables, namely that cognitive reevaluation correlates positively with all positive psychological variables, and its greater influence is exerted on the level of psychological well-being and that the emotional suppression correlates negatively with all the positive psychological variables, being its greater impact in the satisfaction with the life. It was concluded that the strategy of cognitive reappraisal is the strategy of emotional regulation most used by adolescents between 15 and 18 years, which indicates to be associated with increased experience and expression of positive emotions. Among these, it is the subgroup of adolescents aged 15 to 16 and males who present higher mean results in most of the dimensions evaluated.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectRegulação Emocionalpor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectBem-estar psicológicopor
dc.subjectSatisfação com a vidapor
dc.subjectEsperançapor
dc.subjectEmotional regulationeng
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectPsychological well-beingeng
dc.subjectSatisfaction with lifeeng
dc.subjectHopeeng
dc.titleRelações entre estratégias de regulação emocional e bem-estar psicológico, satisfação com a vida e esperança nos adolescentespor
dc.title.alternativeRelationship between strategies of emotional regulation and psychological well-being, satisfaction with life and hope in adolescentseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelações entre estratégias de regulação emocional e bem-estar psicológico, satisfação com a vida e esperança nos adolescentespor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202194159-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVitorino, Ana Rute Macedo Marques::0000-0002-7315-9907-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
uc.degree.elementojuriMachado, Maria Teresa Mesquita Carvalho Sousa-
uc.contributor.advisorMachado, Maria Teresa Mesquita Carvalho Sousa-
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1012-8660-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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