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https://hdl.handle.net/10316/85483
Title: | Morte em Coimbra (1750-1777): uma experiência pedagógica. | Other Titles: | Death in Coimbra (1750-1777): a pedagogical experience. | Authors: | Campos, Filipe Miguel de Andrade | Orientador: | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo | Keywords: | teaching; eighteenth century; society; Estágio pedagógico-didático; morte; ensino; século XVIII; sociedade; pedagogical-didactic internship; death | Issue Date: | 7-Jul-2017 | metadata.degois.publication.title: | Morte em Coimbra (1750-1777): uma experiência pedagógica. | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | O trabalho que se apresenta resulta duma investigação com duas valências: pedagógico-didática e científica. Procurámos tomar conhecimento da abordagem teórica feita ao ensino hoje. Para esta reflexão, utilizámos muito do que aprendemos no nosso ano de estágio no Colégio da Rainha Santa Isabel, de Coimbra, que caracterizámos. Conjugámos estes conhecimentos com a didatização da temática da morte, nas escolas. A propósito desta propusemos uma abordagem deste tema, na sala de aula, que passou pela leitura e análise de fontes históricas, debate e utilização de vários recursos. Procedemos à discussão de resultados e elaboração de outras propostas, que a investigação científica complementou. A morte em Coimbra constitui um novo olhar sobre a interpretação feita aos registos de óbito da cidade, compreendidos entre 1750 e 1777. Através da consulta destas fontes, alcançámos a definição dos traços e tendências demográficas, atitudes e comportamentos perante a morte que caracterizaram parte da sociedade coimbrã setecentista. O trabalho que se apresenta resulta duma investigação com duas valências: pedagógico-didática e científica. Procurámos tomar conhecimento da abordagem teórica feita ao ensino hoje. Para esta reflexão, utilizámos muito do que aprendemos no nosso ano de estágio no Colégio da Rainha Santa Isabel, de Coimbra, que caracterizámos. Conjugámos estes conhecimentos com a didatização da temática da morte, nas escolas. A propósito desta propusemos uma abordagem deste tema, na sala de aula, que passou pela leitura e análise de fontes históricas, debate e utilização de vários recursos. Procedemos à discussão de resultados e elaboração de outras propostas, que a investigação científica complementou. A morte em Coimbra constitui um novo olhar sobre a interpretação feita aos registos de óbito da cidade, compreendidos entre 1750 e 1777. Através da consulta destas fontes, alcançámos a definição dos traços e tendências demográficas, atitudes e comportamentos perante a morte que caracterizaram parte da sociedade coimbrã setecentista. O trabalho que se apresenta resulta duma investigação com duas valências: pedagógico-didática e científica. Procurámos tomar conhecimento da abordagem teórica feita ao ensino hoje. Para esta reflexão, utilizámos muito do que aprendemos no nosso ano de estágio no Colégio da Rainha Santa Isabel, de Coimbra, que caracterizámos. Conjugámos estes conhecimentos com a didatização da temática da morte, nas escolas. A propósito desta propusemos uma abordagem deste tema, na sala de aula, que passou pela leitura e análise de fontes históricas, debate e utilização de vários recursos. Procedemos à discussão de resultados e elaboração de outras propostas, que a investigação científica complementou. A morte em Coimbra constitui um novo olhar sobre a interpretação feita aos registos de óbito da cidade, compreendidos entre 1750 e 1777. Através da consulta destas fontes, alcançámos a definição dos traços e tendências demográficas, atitudes e comportamentos perante a morte que caracterizaram parte da sociedade coimbrã setecentista. The work that is presented results from an investigation with two main strong points: pedagogical-didactic and scientific. We sought to acknowledge the theoretical approach to teaching today. For this reflection, we used much of what we have learned in our year of internship at Colégio da Rainha Santa Isabel, in Coimbra, which we have characterized. We conjugated this knowledge with the didactic experience of the theme of death in schools. In this regard, we proposed an approach to this theme in the classroom, which included reading and analyzing historical sources, discussing and using various resources. We proceeded with the discussion of results, drafting other proposals, supplemented by the scientific research. Death in Coimbra constitutes a new look at the interpretation of death records of the city, between 1750 and 1777. Through consultation of these sources, we reached the definition of demographic traits and trends, attitudes and behavior towards death that characterized part of the Eighteenth-century Coimbra society.The work that is presented results from an investigation with two main strong points: pedagogical-didactic and scientific. We sought to acknowledge the theoretical approach to teaching today. For this reflection, we used much of what we have learned in our year of internship at Colégio da Rainha Santa Isabel, in Coimbra, which we have characterized. We conjugated this knowledge with the didactic experience of the theme of death in schools. In this regard, we proposed an approach to this theme in the classroom, which included reading and analyzing historical sources, discussing and using various resources. We proceeded with the discussion of results, drafting other proposals, supplemented by the scientific research. Death in Coimbra constitutes a new look at the interpretation of death records of the city, between 1750 and 1777. Through consultation of these sources, we reached the definition of demographic traits and trends, attitudes and behavior towards death that characterized part of the Eighteenth-century Coimbra society. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras | URI: | https://hdl.handle.net/10316/85483 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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