Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85570
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dc.contributor.advisorMachado, Maria Teresa Mesquita Carvalho Sousa-
dc.contributor.authorCarvalho, Sara Isabel Garrote-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:33:10Z-
dc.date.available2019-03-18T23:33:10Z-
dc.date.issued2018-10-16-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85570-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractAo longo dos anos, algumas investigações têm-se debruçado sobre o conceito de parentalidade, bem como os fatores que a influenciam. Após vários estudos, o stress parental acabou por ser considerado normativo na parentalidade, ainda que se possa manifestar com diferentes intensidades, dependendo dos recursos disponíveis para satisfazer as exigências inerentes ao papel parental. Relativamente aos fatores que sintomatizam o stress parental, estes poderão ser mais elevados entre pais de crianças com problemas comportamentais ou doenças crónicas. A literatura indica ainda alguns fatores de risco para o desenvolvimento do stress parental: a idade, o género, sintomas psicopatológicos, caraterísticas da personalidade e cognições sociais, mas também indica alguns fatores associados às crianças: as doenças crónicas, os problemas comportamentais/emocionais e temperamentais.Dada a pertinência do tema, o presente estudo tem como objetivo analisar a perceção dos pais relativamente aos seus filhos e sua influência no stress parental, baseado numa revisão teórica do tema. Após analisar aprofundadamente as caraterísticas do stress parental e todas as suas implicações, foi possível concluir que a educação parental é um elemento chave fundamental, não só interventivamente, mas também preventivamente. Consideramos este um meio privilegiado para dotar os pais de determinadas competências parentais, evitando alguns problemas na relação entre pais e filhos, contribuindo também para um desenvolvimento mais adequado e saudável das nossas crianças.por
dc.description.abstractOver the years, some research have bent over on perceiving the concept of parenting, as well as the factors that influence it. After several studies, parental stress was eventually considered normative in parenting, although it may manifest itself with different intensities, depending on the resources available to satisfy the requirements inherent to parental role.Relative to the factors that symptomatic the parental stress, these may be higher among parents of children with behavioral problems or chronic diseases. The literature also indicates some risk factors for the development of parental stress: age, gender, psychopathology symptoms, personality traits and social cognitions, but also indicates some factors associated with children: chronic diseases, behavioral / emotional and temperamental problems.Parent characteristics identify themselves as key malleable factors that influence the development of problem behaviour and mental health problems for children.Given the pertinence of the theme, the present study aims to analyze parents' perception of their children and their influence on parental stress, based on a theoretical revision of the theme.After analyzing in depth the characteristics of parental stress and all its implications, it was possible to conclude that parental education is a fundamental key element, not only interventively, but also preventively. We consider it a privileged way to endow parents with certain parental skills, avoiding some problems in the relationship between parents and children, also contributing to a more adequate and healthy development of our children.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectparentalidadepor
dc.subjectstress parentalpor
dc.subjectcriançaspor
dc.subjectparentingeng
dc.subjectparental stresseng
dc.subjectchildreneng
dc.titleO Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise Conceptualpor
dc.title.alternativeThe Impact of Parental Stress on Educational Styles and Child Development: A Conceptual Analysiseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Impacto do Stress Parental nos Estilos Educativos e no Desenvolvimento dos Filhos: Uma Análise Conceptualpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202195678-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCarvalho, Sara Isabel Garrote::0000-0001-5633-8383-
uc.degree.classification11-
uc.degree.presidentejuriMiguel, José Manuel Pacheco-
uc.degree.elementojuriSotero, Luciana Maria Lopes-
uc.degree.elementojuriMachado, Maria Teresa Mesquita Carvalho Sousa-
uc.contributor.advisorMachado, Maria Teresa Mesquita Carvalho Sousa-
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextreserved-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1012-8660-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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