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https://hdl.handle.net/10316/85592
Title: | Comportamento Pró-Social, Empatia e Crenças de Confiança Interpessoal nos Pares durante a Adolescência: Estudo da sua relação numa amostra de Adolescentes do 3º Ciclo | Other Titles: | Pro-Social Behavior, Empathy, and Beliefs of Trust Interpersonal Peer During Adolescence: Study of their relationship in a sample of Adolescents of the middle school | Authors: | Ramos, Maria de Fatima de Sousa | Orientador: | Borges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco | Keywords: | Comportamento Pró-Social; Empatia; Confiança Interpessoal; Adolescência; Pro-social Behavior; Empathy; Interpersonal Trust; Adolescence | Issue Date: | 23-Jul-2018 | metadata.degois.publication.title: | Comportamento Pró-Social, Empatia e Crenças de Confiança Interpessoal nos Pares durante a Adolescência: Estudo da sua relação numa amostra de Adolescentes do 3º Ciclo | metadata.degois.publication.location: | Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra | Abstract: | A presente investigação visou o objetivo principal de explorar a relação entre o comportamento pró-social, a empatia e as crenças de confiança interpessoal no colega mais próximo junto de adolescentes portugueses a frequentar o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, tendo-se contemplado a variável sexo dos adolescentes. A amostra abarca o seguinte número de estudantes por cada um dos anos de escolaridade: 66 do 7º ano, 65 do 8º e 50 do 9º ano – 98 do sexo masculino (54%) e 83 do sexo feminino (45.9%) – cf. Quadro 1. As variáveis-alvo do estudo foram recolhidas de forma coletiva no contexto da sala de aula, através dos seguintes instrumentos: Questionário Sociobiográfico (Adaptação portuguesa do Formulário de Dados Pessoais de Rohner, 2008); Escala de Crenças Generalizadas de Confiança para Adolescentes – CGA-A (Vale-Dias & Franco – Borges, 2014) – adaptação portuguesa da Generalized Trust Beliefs (Randall, Rotenberg, Totenhagen, Rock & Harmon, 2010); Escala de Empatia Básica – BES (Nobre-Lima, Rijo, & Matias, 2011) e a versão experimental da adaptação Portuguesa da Prosocial Behavior Scale (Pastorelli, C., Barbaranelli, C., Cermak, I., Rozsa, S., & Caprara, G. V. 1997), realizada para este estudo e denominada como Escala de Comportamentos Pró-Sociais. Os resultados revelaram que os níveis de empatia se associam positivamente ao comportamento pró-social e diferenciam-se em função do sexo: os sujeitos do sexo feminino revelaram níveis mais elevados de altruísmo, cooperação e empatia do que os sujeitos do sexo masculino.Este estudo procurou contribuir para a compreensão do comportamento pró-social no desenvolvimento pessoal dos adolescentes, para futuras investigações sobre esta temática e para o desenvolvimento de projetos de treino de comportamentos pró-sociais dirigidos à infância e adolescência. This research aimed to explore the relationship between pro-social behavior, empathy and interpersonal trust in the closest colleague, near a sample of 181 Portuguese adolescents attending the 7th, 8th and 9th schooling years. We also consider some adolescents’ biographical variables (age, sex and school year attended).The sample includes the following number of students for each schooling year: 66 of the 7th year, 65 of the 8th year and 50 of the 9th year - 98 males (54%) and 83 females (45.9%) – cf. Table 1.The target variables were collected collectively in the classroom context, through the following instruments: Sociobiographic Questionnaire - Portuguese version of Rohner’s Personal Data Form (2008); Generalized Trust Beliefs Scale for Adolescents - CGA (Vale-Dias & Franco-Borges, 2014) - Portuguese version of Generalized Trust Beliefs scale (Randall, Rotenberg, Totenhagen, Rock & Harmon, 2010); Basic Empathy Scale - BES (Nobre-Lima, Rijo, & Matias, 2011); Portuguese version of Scale of Pro-Social Behaviors (Pastorelli, C., Barbaranelli, C., Cermak, I., Rozsa, S. & Caprara, G. 1997), carried out for this study.The results has confirmed that empathy and interpersonal trust levels are positively associated with pro-social behaviors, such as cooperation, altruism and kindness, confirming previous studies (Rotenberg, K. et al., 2005; Rotenberg, K., 2010a; Marques, C. 2014).This study aimed to contribute to the understanding of the prosocial behavior in the personal development of the adolescents, for future investigations on this subject and for the development of projects of training of pro-social behaviors directed to childhood and adolescence. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/85592 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
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