Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85644
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSotero, Luciana Maria Lopes-
dc.contributor.authorOliveira, Miguel Ângelo Duarte-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:38:06Z-
dc.date.available2019-03-18T23:38:06Z-
dc.date.issued2018-07-23-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85644-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEstudo de Validação da Versão Portuguesa do Inventory of the Dimensions of Emerging Adulthood (IDEA)Resumo: A entrada na vida adulta tem sofrido alterações marcantes, provocadas por transformações sociodemográficas dos contextos sociais (e.g., prolongamento dos estudos, adiamento do casamento). De modo a contribuir para a compreensão da adultez emergente em Portugal, a presente investigação tem como principal objetivo avaliar as propriedades psicométricas do Inventory of the Dimensions of Emerging Adulthood – IDEA (Reifman, Arnett, & Colwell, 2007). O protocolo de investigação foi aplicado a uma amostra de 330 adultos emergentes portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. A análise fatorial do IDEA replicou a estrutura original do instrumento (31 itens distribuídos por seis dimensões), revelando a versão portuguesa bons valores de consistência interna e de estabilidade temporal. Os resultados mostraram correlações positivas entre o IDEA e a satisfação com a vida, assim como com a orientação para o futuro. Foi ainda possível verificar neste estudo que o nível socioeconómico do agregado familiar, a forma de coabitação e a situação laboral parecem influenciar a identificação com a adultez emergente. Com este estudo verificou-se que a versão portuguesa do IDEA constitui uma medida fiável de investigação e de aplicação clínica, obteve-se uma caracterização da adultez emergente no contexto português e sugerem-se futuras linhas de investigação. Palavras-chave: Adultez emergente; contexto português; Inventory of the Dimensions of Emerging Adulthood; propriedades psicométricas.por
dc.description.abstractValidation Study of the Portuguese Version of Inventory of the Dimensions of Emerging Adulthood (IDEA) Abstract: The entry into adulthood has undergone marked changes, brought about by sociodemographic transformations of social contexts (e.g., extension of studies, postponement of marriage). In order to contribute to the understanding of the emerging adulthood in Portugal, the present research has as main objective to evaluate the psychometric properties of the Inventory of the Dimensions of Emerging Adulthood – IDEA (Reifman, Arnett, & Colwell, 2007). The research protocol was applied to a sample of 330 Portuguese emerging adults, aged between 18 and 30 years. The factor analysis of IDEA replicated the original structure of the instrument (31 items distributed in six dimensions), revealing the Portuguese version good values of internal consistency and temporal stability. The results showed positive correlations between IDEA and life satisfaction, as well as future orientation. It was also possible to verify that the socioeconomic level of the household, the form of cohabitation and the occupational status seem to influence the identification with the emerging adulthood. In this study it was verified that the Portuguese version of the IDEA is a reliable measure for research and clinical applications, a characterization of the emerging adulthood in the Portuguese context was obtained and future lines of investigation are suggested. Key Words: emerging adulthood; Portuguese context; Inventory of the Dimensions of Emerging Adulthood; psychometric properties.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectadultez emergentepor
dc.subjectcontexto portuguêspor
dc.subjectInventory of the Dimensions of Emerging Adulthoodpor
dc.subjectpropriedades psicométricaspor
dc.subjectemerging adulthoodeng
dc.subjectPortuguese contexteng
dc.subjectInventory of the Dimensions of Emerging Adulthoodeng
dc.subjectpsychometric propertieseng
dc.titleEstudo de Validação da Versão Portuguesa do Inventory of the Dimensions of Emerging Adulthood (IDEA)por
dc.title.alternativeValidation Study of the Portuguese Version of Inventory of the Dimensions of Emerging Adulthood (IDEA)eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleEstudo de Validação da Versão Portuguesa do Inventory of the Dimensions of Emerging Adulthood (IDEA)por
dc.date.embargoEndDate2019-07-23-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2019-07-23*
dc.identifier.tid202195325-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorOliveira, Miguel Ângelo Duarte::0000-0002-4277-8027-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriVilaça, Ana Margarida de Barros-
uc.degree.elementojuriSotero, Luciana Maria Lopes-
uc.degree.elementojuriSantos, Maria João Rama Seabra-
uc.contributor.advisorSotero, Luciana Maria Lopes-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8393-2775-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Miguel_Oliveira.pdf598.93 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

427
checked on Jul 2, 2024

Download(s) 50

477
checked on Jul 2, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons