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https://hdl.handle.net/10316/85649
Title: | Programa de intervenção baseado no modelo de processamento de informação social para jovens com comportamento agressivo em contexto escolar: avaliação do impacto nos comportamentos de agressão, vitimização e prossocial. | Other Titles: | Intervention program based on the social information processing model for young people with aggressive behavior in school context: impact assessment on aggression, victimization and prossocial behavior. | Authors: | Costa, Joana Filipa Alves Leal | Orientador: | Rijo, Daniel Maria Bugalho Vagos, Paula Emanuel Rocha Martins |
Keywords: | Adolescentes; Agressão; Vitimização; Prossocial; Adolescents; Aggression; Victimization; Prosocial | Issue Date: | 25-Jul-2018 | metadata.degois.publication.title: | Programa de intervenção baseado no modelo de processamento de informação social para jovens com comportamento agressivo em contexto escolar: avaliação do impacto nos comportamentos de agressão, vitimização e prossocial. | metadata.degois.publication.location: | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Abstract: | Interpersonal aggression among adolescents is a frequent phenomenon, and school is one of the places where they rehearse life in society. Thus, this assumes as a privileged context to intervene, where we must invest in the prevention and reduction of aggressive behavior. To minimize the development of aggressive behaviors and victimization among peers in adolescence, the development of prossocial behaviors, which is a facilitator of adjustment, should be promoted.The main goal of this study is to evaluate the impact of the intervention program on the reduction of aggression, victimization and prosociality behaviors. The sample was collected at a professional school in the urban area of Coimbra, where the students of the selected classes met the inclusion criteria, and the classes were flagged by the class directors as having aggressive behavior, filled out a questionnaire at two time points, one before the intervention and another after 13 weeks. For this, we used the revised peer-to-peer questionnaire (RPEQ), (Queirós & Vagos, 2016). Of the 4 groups selected, two were included in the experimental group (n = 46) and two in the control group (n = 23) by pedagogical direction.Significant improvements were found regarding relational aggression, with a decrease in this behavior at moment 2 when compared to moment 1, with impact in the control group. The remaining results of the intervention, based on mixed Anovas, show that there was no significant difference between the control and experimental groups in the alteration of the other types of aggressive behavior, victimization and prosocial behavior, which decreased in both groups with passage from moment 1 to moment 2 of evaluation.The absence of statistically significant results shows the need for the intervention program to demonstrate greater effectiveness, and it is important to value any reduction of aggressive behavior in the school context, since it has a positive impact on the psychosocial development of adolescents.Overall, the results obtained with the implementation of the program, according to their content and duration, do not support their effectiveness in producing change in the variables aggression / open victimization, aggression / relational victimization, aggression / victimization and reputational victimization. practice / reception of prosocial behavior. A agressão interpessoal entre adolescentes é um fenómeno frequente, sendo a escola um dos locais onde estes ensaiam a vida em sociedade. Assim, este assume-se como um contexto privilegiado para intervir, onde se deve investir na prevenção e redução do comportamento agressivo. Para minimizar o desenvolvimento de comportamentos agressivos e de vitimização entre pares na adolescência deve-se promover o desenvolvimento de comportamentos prossociais, potencial facilitador de ajustamento.O objetivo deste estudo passa por avaliar o impacto do programa de intervenção na redução de comportamentos de agressão, vitimização e promoção da prossocialidade. A amostra foi recolhida numa escola profissional na zona urbana de Coimbra, onde os alunos das turmas selecionadas preencheram os critérios de inclusão, tendo as turmas sido sinalizadas por parte dos diretores de turma como tendo comportamentos agressivos. As turmas selecionadas preencheram um questionário em dois momentos temporais, um antes da intervenção e outro após 13 semanas. Para tal, recorreu-se ao questionário de experiência entre pares revisto (RPEQ), (Queirós & Vagos, 2016). Das 4 turmas selecionadas, duas foram incluídas no grupo experimental (n=46) e duas no grupo controlo (n=23) por indicação diretora pedagógica. Foram encontradas melhorias significativas quanto à agressão relacional, verificando-se uma diminuição deste comportamento no momento 2 quando comparado com o momento 1, com impacto no grupo controlo. Os restantes resultados da intervenção, com base em ANOVAs mistas, mostram que não houve diferença significativa entre o grupo controlo e experimental na alteração dos outros tipos de comportamento agressivo, de vitimização e prossocial, tendo este diminuído nos dois grupos com a passagem do momento 1 ao momento 2 de avaliação. A ausência de resultados estatisticamente significativos revela a necessidade de o programa de intervenção demonstrar maior eficácia, sendo de valorizar qualquer redução do comportamento agressivo em contexto escolar, uma vez que tem um impacto positivo no desenvolvimento psicossocial dos adolescentes.Globalmente, os resultados obtidos com a implementação do programa, de acordo com os seus conteúdos e duração, não permitem sustentar a sua eficácia na produção de mudança nas variáveis agressão/vitimização aberta, agressão/vitimização relacional, agressão/vitimização reputacional e prática/receção de comportamento prossocial. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/85649 | Rights: | closedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
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