Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87825
Title: Expressão e Reconhecimento de Emoções para Crianças Autistas
Other Titles: Expression and Recognition of Emotions for Autistic Children
Authors: Gerardo, Pedro Carvalho
Orientador: Menezes, Paulo Jorge Carvalho
Keywords: Autismo; Reconhecimento Automático de Expressões Faciais; Jogos Sérios; Redes Neuronais Convolucionais; Autism; Automatic Facial Expression Recognition; Serious Games; Convolutional Neural Networks
Issue Date: 27-Sep-2019
metadata.degois.publication.title: Expressão e Reconhecimento de Emoções para Crianças Autistas
metadata.degois.publication.location: DEEC
Abstract: Autismo é um distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restritivo e repetitivo. Muitas vezes, é difícil para indivíduos com autismo interpretar e até expressar emoções básicas como felicidade ou tristeza. Além disso, manter o contacto visual com outra pessoa pode tornar-se uma tarefa árdua. É extremamente difícil analisar o olhar, tornando-se penoso interpretar o que a outra pessoa está a tentar expressar. Embora tenham algumas carências, é bem conhecido que pessoas com autismo podem aprender e superar algumas dessas ambiguidades. Na presente dissertação foi desenvolvido um ambiente que pode ser usado para ensinar estes indivíduos a expressar emoções básicas. Para tal, foi desenvolvidos um conjunto de jogos sérios, onde um sistema de reconhecimento automático de expressões faciais (RAEF) é usado. Este trabalho é marcado por uma pesquisa detalhada sobre os conceitos e metodologias existentes por trás dos sistemas RAEF, bem como uma avaliação da sua eficácia. Os modelos desenvolvidos foram testados, a fim de escolher o mais adequado para o reconhecimento de expressões faciais. Aqui, foi explorado o valor da aprendizagem profunda, focando nos recentes avanços tecnológicos, particularmente com Redes Neuronais Convolucionais (RNC). Etapas incrementais foram realizadas de forma a implementar a melhor solução para a arquitectura da rede. A presente dissertação teve o contributo de diversas entidades, que permitiram avaliar o software e jogos desenvolvidos.
Autism is a neurodevelopmental disorder characterized by impaired social interaction, impaired verbal and non-verbal communication, and restricted and repetitive behavior. It is often difficult for autistic individuals to interpret and even express human basic emotions like happiness and sadness. In addition, maintain gaze interaction with another person is not an easy task for autistic patients. They often find it extremely difficult to interpret a person's gaze, making it hard to follow it and interpret what the other person is trying to point out. Although they have these impairments, it is well known that people with autism can learn and overcome to some degree these ambiguities.The proposed work focused on developing an environment, which can be used to teach these individuals how to express basic emotions. In order to achieve this a series of serious games were created where an Automatic Facial Expression Recognition (AFER) system is used. This work is marked by a detailed research about the concepts and the existent methodologies behind the AFER systems, as well as an evaluation of their effectiveness. Additionally, relevant models were tested, in order to choose the most adequate for facial expressions recognition. Here, we explored the value of Deep Learning by focusing on recent technological breakthroughs, particularly with Convolutional Neural Networks (CNN). Incremental steps were made in order to deploy the better solution to the network architecture. This dissertation had the contribution of several entities that allowed us to evaluate the software and games developed.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/87825
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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