Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88862
Title: Antiguidade e poder simbólico na praxe académica
Other Titles: Seniority and symbolic power in student hazing
Authors: Silva, José Pedro
Estanque, Elísio 
Mineiro, João
Sebastião, João
Lopes, João Teixeira 
Keywords: Praxe académica; Antiguidade; Poder; Poder simbólico; Hazing; Seniority; Oldness; Power; Symbolic power
Issue Date: 2019
Publisher: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
metadata.degois.publication.title: Análise Social
metadata.degois.publication.volume: LIV (3.º)
metadata.degois.publication.issue: 232
metadata.degois.publication.location: Lisboa
Abstract: A praxe académica consiste num conjunto de rituais iniciáticos que abrange um largo número de estudantes do ensino superior português. Dela faz parte o exercício de poder assimétrico dos alunos mais antigos sobre os recém-chegados, uma lógica assimétrica que impõe uma hierarquia fundada na antiguidade. Este artigo analisa as manifestações, a origem e os mecanismos de legitimação e reprodução deste poder. Ele resulta da antiguidade dos estudantes mais velhos enquanto elementos de um grupo estabelecido, capaz de impor normas e barreiras, e reforça-se através de uma dimensão ritual e simbólica que o legitima e naturaliza, ocultando-o enquanto forma de poder.
In the context of Portuguese higher education, hazing consists of a set of initiation rituals in which a vast number of students participate in. It involves the exertion of power by senior students over newcomers, in an asymmetric logic that imposes a seniority-based hierarchy. This article analyzes the manifestations, origins, and mechanisms of legitimation of this power. Such power emanates from the oldness of seniority of students as members of an established group, capable of enforcing norms and boundaries, and reinforces itself through a ritual and symbolic dimension that legitimizes and naturalizes it, thus concealing it as a form of power.
URI: https://hdl.handle.net/10316/88862
ISSN: 0003-2573
2182-2999
DOI: 10.31447/AS00032573.2019232.01
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

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