Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/89208
Title: | A intensa pedagogia do vírus | Authors: | Santos, Boaventura de Sousa | Keywords: | Coronavírus; COVID-19; Pandemia; Sociedade; Conhecimento; Anti-Capitalismo; Anti-Colonialismo; Anti-Heteropatriarcado | Issue Date: | 3-Apr-2020 | Publisher: | ALICE, Centro de Estudos Sociais | metadata.degois.publication.title: | Alice News | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | O tempo político e mediático condiciona o modo como a sociedade contemporânea se apercebe dos riscos que corre. Esse modo pode nos ser fatal. As crises graves e agudas, cuja letalidade é muito grande e muito rápida mobilizam os media e os poderes políticos e conduzem a que sejam tomadas medidas que no melhor dos casos resolvem as consequências da crise mas não afectam as suas causas. Pelo contrário, as crises graves mas de progressão lenta tendem a passar despercebidas mesmo quando a sua letalidade é exponencialmente maior. A pandemia do coronavírus é o exemplo más recente do primeiro tipo de crise. No momento em que escrevo já matou cerca de 40.000 pessoas. A poluição atmosférica é o mais trágico exemplo do segundo tipo de crise. Segundo The Guardian de 5 de Março, Segundo a Organização Mundial de Saúde a poluição atmosférica que é apenas uma das dimensões da crise ecológica, mata anualmente 7 milhões de pessoas. Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, o gelo das Antártida está a derreter seis vezes mais rapidamente que há quatro décadas e o gelo da Gronelândia, quatro vezes mais rapidamente do que se previa. Segundo a ONU, temos dez anos para evitar a subida de 1.5 graus de temperatura global em relação à época pré-industrial e, em qualquer caso vamos sofrer. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/89208 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Vários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A intensa pedagogia do virus.pdf | 294.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
438
checked on Oct 29, 2024
Download(s)
241
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License