Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89974
Title: Perfeccionismo e burnout e as atividades extracurriculares nos estudantes de medicina da Universidade de Coimbra
Other Titles: Perfectionism and burnout and extracurricular activities among medical students from the University of Coimbra
Authors: Dinis, Tomás Cabral 
Orientador: Caetano, Inês Rosendo Carvalho e Silva
Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares
Keywords: estudantes de medicina; atividades extracurriculares; burnout; perfeccionismo; CBI-S; medical students; extracurricular activities; burnout; perfectionism; CBI-S
Issue Date: 11-Jun-2019
metadata.degois.publication.title: Perfeccionismo e burnout e as atividades extracurriculares nos estudantes de medicina da Universidade de Coimbra
metadata.degois.publication.location: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: Anterior estudo concluiu que a inserção em atividades extracurriculares (A.E.) reduz a importância atribuída a certos motivos para o perfeccionismo, que muito influenciam a vulnerabilidade ao stress e, consequentemente, a incidência de burnout nos estudantes de medicina. Quis, por isso, este estudo investigar de que forma esta relação se processa e de que fatores depende, de forma a pensar estratégias direcionadas a estes potenciais alvos de atuação.Métodos: Num estudo observacional não randomizado, foi usado um questionário que incluiu um inquérito dos motivos para o perfeccionismo e intolerância à frustração, parte do Copenhagen Burnout Inventory adapted for students (CBI-S) e um inquérito epidemiológico capaz de avaliar a prática de A.E.. A sua aplicação entre os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) foi feita, via online, no ano letivo 2018/2019. Seguiu-se a análise estatística e inferencial dos dados obtidos.Resultados: Numa amostra representativa de 360 alunos (amostra necessária n=317), o sexo feminino (76,9% da população) deu maior importância aos “Fatores intrínsecos (do próprio)” (p<0,001) e às “Exigências da profissão médica” (p=0,002) como fatores determinantes do seu perfeccionismo. A “Pressão ambiental” foi o motivo mais desvalorizado pela totalidade da população, com 31,1% a classificá-lo de “Pouco”/“Nada importante”. Foram observados elevados níveis de burnout pessoal em 40% da população e relacionado com os estudos em 28,1%, tendo 22,2% obtido elevados graus simultaneamente nas duas componentes. O sexo feminino mostrou-se associado a maior burnout pessoal (p=0,009). Verificou-se que alunos que praticam atividades extracurriculares (A.E.) se encontram menos associados a altos valores de burnout pessoal e relacionado com os estudos, simultaneamente (p=0,013). O tipo de A.E. escolhido não mostrou relação com a incidência de burnout.Discussão: É de apenas 53,9% a percentagem de alunos inseridos numa A.E., fator associado a uma menor incidência de burnout, especialmente nos alunos que a realizam várias vezes por semana. A escolha de um determinado tipo de A.E. em detrimento de outro não mostrou influenciar significativamente o burnout ou os motivos para o perfeccionismo e intolerância à frustração. Tais resultados impõem o incentivo formal à participação em A.E. que permitam direcionar a atenção do estudante de medicina para outros assuntos.Conclusão: Dado o papel protetor das A.E. face à incidência de burnout nos estudantes de medicina, a sua prática deverá ser incentivada e incluída no horário e currículo do MIM. A criação de programas que os guiem na inserção destas atividades, evitará o prejuízo do seu desempenho académico, assim contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Introduction: Previous studies show that participation in extracurricular activities (E.A.) reduces the attributed significance to some causes of perfectionism and frustration intolerance, which greatly influences one's vulnerability to stress and, consequently, the frequency of burnout in medicine students. This study aimed to investigate how this relationship occurs and which factors it is dependent on, in order to create strategies directed at these potential targets.Methods: In a non-randomised, observational study, we used three inquiries included in an online questionnaire. Specifically, the inquiries explored the motives for perfectionism and frustration intolerance, the burnout incidence, using a part of the “Copenhagen Burnout Inventory adapted for students (CBI-S)”, epidemiologic data and participation in E.A.. The questionnaire’s application to medical students of the Master Degree in Medicine of the Faculty of Medicine, University of Coimbra (IMDM, FMUC) occurred online in 2018/2019. The data were then analyzed statistically.Results: In a representative sample of 360 students (required n=317), women (76.9% of population) revealed "Intrinsic self-values" (p<0.001) and "Medical profession demands" (p=0.002) as the determining factors for perfectionism. "Environmental pressure" was the most devalued factor with just 31.1% choosing it as "Not very"/"Not important". Forty percent of the population ranked highly in personal burnout, and 28.1% in study-related burnout, while 22.2% showed high levels of burnout in both components. Women were more associated to higher personal burnout (p=0.009). Students who participate in E.A. are less linked to simultaneous personal-related and study-related high burnout values (p=0.013). The kind of E.A. did not relate to the incidence of burnout.Discussion: Only 53.9% of the sample participate in E.A.. Such participation is associated to a low incidence of burnout if it is practiced several times per week. The kind of chosen E.A. does not significantly influence burnout or motives for perfectionism and frustration intolerance. These findings impose a formal encouragement in extracurricular involvement that drives the medicine student temporarily to other matters.Conclusion: As E.A. lessen burnout rates in medical students, its continued practice should be encouraged and included in the timetables and curriculum of IMDM. The creation of programmes meant to guide students into participating in E.A.s will help avoid academic performance impairment and therefore contribute to a greater quality of life.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/89974
Rights: embargoedAccess
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