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https://hdl.handle.net/10316/90129
Title: | Arquitetura como "projeto unitário no tempo" : O estudo da forma na obra de Aldo Rossi | Other Titles: | Architecture as "unitary project in time" : The study of form in the work of Aldo Rossi | Authors: | Paixão, Francisco Manuel Carvalho Lima Lopes | Orientador: | Coelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço Bandeirinha, José António Oliveira |
Keywords: | Aldo Rossi; Forma; Conceito; Analogia; Processo; Aldo Rossi; Form; Concept; Analogy; Process | Issue Date: | 7-May-2020 | metadata.degois.publication.title: | Arquitetura como "projeto unitário no tempo" : O estudo da forma na obra de Aldo Rossi | metadata.degois.publication.location: | DARQ - FCTUC | Abstract: | No processo de um projeto de arquitetura podemos considerar três etapas fundamentais: problema, ideia e forma. O desenho, como base fundamental deste processo, surge, muitas vezes, associado a um elemento que é gerado e serve de mote para a conceção do projeto; trata-se de algo simples a partir do qual se desenvolve todo o edifício – um conceito que gera a forma com base numa visão sobre um problema.Entendendo “forma” como o produto final do processo de arquitetura, estando a ela associados outros conceitos como “espaço”, “volume” ou “vazio”, esta Dissertação pretende entender o processo de criação de forma em arquitetura, estabelecendo, à partida, o seu caráter individual para cada arquiteto. Para tal, é feita uma distinção entre observação e análise da forma, tendo ambas, por base, uma visão sobre a forma que é exterior ao processo de criação.Como objeto de estudo escolheu-se o arquiteto Aldo Rossi, desenvolvendo-se o estudo da sua obra teórica e prática numa tentativa de procurar a existência de conceitos transversais aos seus projetos, que se revelam através da análise morfológica de alguns dos seus edifícios, tendo sido escolhidos, para tal, o Cemitério de San Cataldo, a Escola Básica de Fagnano Olona, a Casa de Estudantes de Chieti e a Câmara Municipal de Borgoricco. Importa perceber se é possível considerar esta noção de conceitos transversais ao processo de criação de Aldo Rossi e, existindo, em que consistem. Para tal, propõe-se, como ponto de partida, uma noção de três elementos que compõem formalmente cada obra, designando-os por: torre, plano e volume, e atribuindo a cada um deles uma ideologia conceptual própria cujo reflexo prático poderá variar. A “torre” associa-se ao fenómeno de marcação da presença no lugar; o “plano” relaciona-se com uma intenção de escala humana nos edifícios e na sua relação com o espaço público; e o “volume” está associado à existência de uma função principal do edifício cuja volumetria se destaca da restante composição. In the process of an architectural project, we can consider three fundamental steps: problem, idea and form. Drawing, as a fundamental basis of this process, often appears associated with an element that is generated and serves as a motto for the design of the project; it is a simple thing from which the whole building is developed - a concept that generates form based on a vision of a problem.Understanding “form” as the final product of the architecture process, associated with other concepts such as “space”, “volume” or “emptiness”, this Dissertation intends to understand the process of creating form in architecture, establishing, at the outset, its individual character for each architect. To this end, a distinction is made between observation and analysis of the form, both being a view about the form that is external to the creation process.As object of study was chosen the architect Aldo Rossi, developing the study of his theoretical and practical work in attempt to seek the existence of transversal concepts to his projects, which are revealed through the morphological analysis of some of his buildings, choosing for this purpose the Cemetery of San Cataldo, the Basic School of Fagnano Olona, the Student House of Chieti and the Town Hall of Borgoricco. It is important to understand whether it is possible to consider this notion of concepts transversal to the creation process of Aldo Rossi and, if so, what they consist of.To this end, it is proposed, as a starting point, a notion of three elements that formally compose each work, designating them by: tower, plan and volume, and attributing to each of them a specific conceptual ideology whose practical reflection may vary. The “tower” is associated with the phenomenon of marking presence in a place; the “plan” is related to an intention of human scale in buildings and in their relationship with public space; and the “volume” is associated with the existence of a main program of the building whose volume stands out from the rest of the composition. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/90129 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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