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https://hdl.handle.net/10316/90770
Title: | Movência e Identidade. Abordagens Didáticas de Temas Interculturais e Artísticos a Partir do Conto “George” de Maria Judite de Carvalho | Authors: | Simões, Maria João Mateus, Rui Afonso |
Keywords: | interculturalidade; identidade; estudos interartes; literatura; ensino; Maria Judite de Carvalho | Issue Date: | 2019 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | metadata.degois.publication.title: | A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NAS HUMANIDADES | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | A partir da interpretação dos sentidos da movência da protagonista do conto
“George” de Maria Judite de Carvalho refletir-se-á, primeiramente, sobre a representação
de conceitos como o de “morada”, identidade, aculturação e cosmopolitismo. Num segundo
momento, ponderar-se-á a motivação para a leitura. Como o público-alvo é o aluno do 12.º
ano, poderá apelar-se ao reconhecimento por parte dos alunos a) da construção complexa
do sujeito múltiplo; b) da mudança do sujeito ao contactar com a pintura e a cultura do
‘outro’; e c) da movência do migrante. Partindo dos tópicos de conteúdo previstos no programa
de Português do 12.º ano, far-se-á uma análise dos aspetos do conto que podem
beneficiar de uma leitura feita à luz dessas três noções, sugerindo estratégias didáticas que
viabilizem a sua apropriação e destaquem o contributo de uma abordagem intercultural e
interartística para a interpretação do texto. The representation of concepts such as “address”, identity, acculturation and cosmopolitanism will be analysed within the context of the short story “George” by Maria Judite de Carvalho, taking into account the interpretation of the mobility directions of the main character. The strategies to create motivation for reading will also be considered. Considering that the target audience comprises 12th grade student, it is argued that students can be made to realize a) the complex construction of the self and its multiplicity; b) the changes operated on the self when in contact with the art and culture of the ‘other’; and c) the migrant’s mobility. Taking the 12th grade Portuguese syllabus as a starting-point, an analysis of the different aspects of the short story will be presented, in the light of these three notions, and didactic strategies will be suggested to enable understanding of the main concepts and to emphasize the contribution of an intercultural and interartistic approach to the text. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/90770 | DOI: | 10.14195/978-989-26-1701-5 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CLP - Livros e Capítulos de Livros FLUC Secção de Português - Livros e Capítulos de Livros FLUC Secção de Português - Artigos em Revistas Internacionais |
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