Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/93315
Title: | Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação | Authors: | Silva, Rosa Maria Borges, Maria Manuel |
Keywords: | Bibliotecas de Ensino Superior; Escolas de Engenharia; Formação de utilizadores;; Profissionais da informação | Issue Date: | 28-Dec-2019 | Serial title, monograph or event: | Páginas a&b | Issue: | 12 | Place of publication or event: | Porto | Abstract: | A literacia da informação é cada vez mais importante na sociedade contemporânea caracterizada por um ambiente de rápidas mudanças tecnológicas e disseminação de recursos de informação e é, por essa razão, reconhecida como uma competência fundamental para o sucesso académico dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior. Na atualidade, algumas das principais funções das bibliotecas das Instituições de Ensino Superior são apoiar os estudantes nas suas atividades de aprendizagem e de investigação. Uma vez que as bibliotecas têm um papel ativo no processo educativo, os profissionais da informação precisam de delinear planos de formação para irem ao encontro do seu público-alvo, criar metas e conceber estratégias para medir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Para apurar a perceção destes profissionais da informação em Escolas de Engenharia em Portugal realizámos um inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir sobre as especificidades deste perfil de utilizador e que ainda existem muitos obstáculos à prática das formações dinamizadas pelas bibliotecas. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/93315 | ISSN: | 0873-5670 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Silva_e_Borges_-_2019_-_Formacao_de_utilizadores_em_Escolas_de_Engenharia_pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
130
checked on Sep 24, 2024
Download(s)
107
checked on Sep 24, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License