Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93691
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dc.contributor.advisorSantos, Isabel Maria de Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Lidivine da-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:01:11Z-
dc.date.available2021-03-18T23:01:11Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93691-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA dificuldade no ensino/aprendizagem da acentuação gráfica no Português Europeu (PE) motivou a sua escolha como objeto de estudo do presente Relatório e como principal domínio de intervenção no âmbito do Estágio Pedagógico - integrados no Programa de Iniciação à Prática Profissional do 2.º Ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). O estudo do tema envolveu: (i) a distinção do fenómeno prosódico da acentuação e da convenção ortográfica do acento e a apresentação dos conceitos fundamentais para a sua descrição; (ii) a análise do tratamento dado à acentuação nos documentos orientadores para o ensino de línguas estrangeiras (e do português) e em manuais didáticos e gramáticas para aprendentes não nativos de português; (iii) a descrição das dificuldades de aprendizagem da acentuação gráfica nos aprendentes de Português Língua Não Materna (PLNM), identificadas em alguns estudos; (iv) a descrição e fundamentação das atividades com relevância para o ensino da acentuação gráfica, com apresentação de alguns resultados obtidos nesse contexto. Embora sejam em número limitado, os dados obtidos permitiram verificar que: (i) num contexto de ensino explícito, os alunos não aparentam ter grandes dificuldades na identificação da sílaba tónica e no uso do sinal diacrítico em palavras frequentes; (ii) num contexto de ensino implícito, parece existir uma tendência para a ocorrência de desvios por omissão do diacrítico.por
dc.description.abstractThe difficulty in teaching/learning graphic accentuation in European Portuguese (EP) motivated its choice as the object of study for the present Report and as a main intervention domain for the Pedagogical Internship - integrated in the Programme of Initiation to Professional Practice of the Master’s Degree in Portuguese as a Foreign Language and Second Language (PLELS) at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra. The study of the subject has involved: (i) the distinction of the prosodic phenomena of accentuation and the orthographic conventions of the accent and the presentation of fundamental concepts for their description; (ii) the analysis of the treatment given to accentuation in guideline documents used in teaching foreign languages (and Portuguese) and in manuals and grammars to non-native Portuguese speakers; (iii) the description of difficulties in the learning of graphic accentuation by learners of Portuguese as a non-native language (PNN), identified in a number of studies; (iv) the description and explanation of the activities relevant to the teaching of graphic accentuation, with the presentation of some results obtained in that context.Although limited in number, the data obtained allow to verify that: (i) in a context of explicit teaching, the students do not show great difficulty in the identification of the tonic syllable and the use of the diacritical sign in common words; (ii) in a context of implicit teaching, a trend arises in the occurrence of deviations by omission of the diacritic.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectortografiapor
dc.subjectacentuaçãopor
dc.subjectensinopor
dc.subjectportuguês língua não materna (PLNM)por
dc.subjectorthographyeng
dc.subjectaccentuationeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectportuguese non-native language (PNN)eng
dc.titleO ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNMpor
dc.title.alternativeThe teaching/learning of graphic accentuation in Portuguese as a non-native language (PNN) classeseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNMpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202675033-
thesis.degree.disciplineLíngua e Literatura Materna-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS)-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Lidivine da::0000-0001-5600-5810-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMartins, Cristina dos Santos Pereira-
uc.degree.elementojuriSantos, Isabel Maria de Almeida-
uc.degree.elementojuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.contributor.advisorSantos, Isabel Maria de Almeida-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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