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https://hdl.handle.net/10316/93755
Title: | O ensino explícito das inferências e da síntese enquanto estratégias de compreensão leitora do texto literário | Other Titles: | The explicit teaching of inferences and synthesis as reading comprehension strategies of the literary text | Authors: | Oliveira, Ana Rita Fé | Orientador: | Machado, Ana Maria Silva | Keywords: | Compreensão Leitora; Metacognição; Inferências; Síntese; Ensino Explícito de Estratégias de Compreensão; Reading Comprehension; Metacognition; Inferences; Synthesis; Explicit Teaching of Comprehension Strategies | Issue Date: | 17-Dec-2020 | metadata.degois.publication.title: | O ensino explícito das inferências e da síntese enquanto estratégias de compreensão leitora do texto literário | metadata.degois.publication.location: | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | Abstract: | O presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e pretende perceber, enquanto estudo de caso científico-didático, de que forma é que o ensino explícito das inferências e da síntese, enquanto estratégias de compreensão leitora do texto literário, otimizam a compreensão leitora. Na primeira parte deste trabalho, procedeu-se à caracterização do contexto socioeducativo, que inclui a apresentação da instituição de ensino e da turma onde foi concretizado o estágio, e à reflexão crítica da experiência docente ao longo do ano letivo. Na segunda parte, após uma breve introdução que reflete sobre a pertinência do tema, explicita-se a prevalência das duas estratégias nos Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico e Secundário e procede-se ao enquadramento teórico, que expõe os conceitos básicos para a compreensão da temática em causa. Por fim, apresentam-se os dados, obtidos a partir de aplicações didáticas das estratégias e dos Questionários de Leitura, que serão analisados e discutidos criticamente. Após o balanço crítico da prestação dos alunos e do trabalho desenvolvido pela professora estagiária, constata-se que o impacto do ensino explícito das inferências e da síntese é positivo e observa-se uma progressiva otimização da compreensão leitora nos alunos ao longo das aplicações didáticas. O presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e pretende perceber, enquanto estudo de caso científico-didático, de que forma é que o ensino explícito das inferências e da síntese, enquanto estratégias de compreensão leitora do texto literário, otimizam a compreensão leitora. Na primeira parte deste trabalho, procedeu-se à caracterização do contexto socioeducativo, que inclui a apresentação da instituição de ensino e da turma onde foi concretizado o estágio, e à reflexão crítica da experiência docente ao longo do ano letivo. Na segunda parte, após uma breve introdução que reflete sobre a pertinência do tema, explicita-se a prevalência das duas estratégias nos Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico e Secundário e procede-se ao enquadramento teórico, que expõe os conceitos básicos para a compreensão da temática em causa. Por fim, apresentam-se os dados, obtidos a partir de aplicações didáticas das estratégias e dos Questionários de Leitura, que serão analisados e discutidos criticamente. Após o balanço crítico da prestação dos alunos e do trabalho desenvolvido pela professora estagiária, constata-se que o impacto do ensino explícito das inferências e da síntese é positivo e observa-se uma progressiva otimização da compreensão leitora nos alunos ao longo das aplicações didáticas. This report falls within the scope of Supervised Pedagogical Practice and intends to understand, as a scientific-didactic case study, how the explicit teaching of inferences and synthesis, as reading comprehension strategies of the literary text, optimize the reading comprehension. In the first part of this work, we proceeded to characterize the socio-educational context, which includes the presentation of the educational institution and the class where the internship took place, and the critical reflection of the teaching experience throughout the school year. In the second part, after a brief introduction that reflects on the relevance of the theme, the prevalence of the two strategies in the Basic and Secondary Curriculum Programs and Goals is made explicit and the theoretical framework proceeds, which exposes the basic concepts for understanding the theme in question. Finally, the data, obtained from didactic applications of the strategies and the Reading Questionnaires, are presented, which will be analyzed and discussed critically. After the critical assessment of the student's performance and the work developed by the trainee teacher, it appears that the impact of the explicit teaching of inferences and synthesis is positive and there is a progressive optimization of reading comprehension in students throughout the didactic applications.This report falls within the scope of Supervised Pedagogical Practice and intends to understand, as a scientific-didactic case study, how the explicit teaching of inferences and synthesis, as reading comprehension strategies of the literary text, optimize the reading comprehension. In the first part of this work, we proceeded to characterize the socio-educational context, which includes the presentation of the educational institution and the class where the internship took place, and the critical reflection of the teaching experience throughout the school year. In the second part, after a brief introduction that reflects on the relevance of the theme, the prevalence of the two strategies in the Basic and Secondary Curriculum Programs and Goals is made explicit and the theoretical framework proceeds, which exposes the basic concepts for understanding the theme in question. Finally, the data, obtained from didactic applications of the strategies and the Reading Questionnaires, are presented, which will be analyzed and discussed critically. After the critical assessment of the student's performance and the work developed by the trainee teacher, it appears that the impact of the explicit teaching of inferences and synthesis is positive and there is a progressive optimization of reading comprehension in students throughout the didactic applications. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras | URI: | https://hdl.handle.net/10316/93755 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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