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https://hdl.handle.net/10316/94183
Title: | Digital teaching skills: DigCompEdu CheckIn as an evolution process from literacy to digital fluency | Authors: | Dias-Trindade, Sara Ferreira, António Gomes |
Keywords: | Digital Competence; Digital Literacy; Digital Fluency; Teacher Training; Competência Digital; Fluência Digital; Formação Docente; Literacia digital | Issue Date: | 2020 | Publisher: | Scientific Association Icono14 | metadata.degois.publication.title: | Icono14 | metadata.degois.publication.volume: | 18 | metadata.degois.publication.issue: | 2 | Abstract: | Vive-se hoje uma Era onde real e virtual se confundem cada vez mais, mas também
onde ainda existe um longo caminho a percorrer no que diz respeito à integração
das tecnologias digitais em ambientes educativos. Defende-se, assim, que é
necessário compreender o que significa ser competente digital e, sobretudo, perceber
que dentro deste constructo estão incluídas a literacia e a fluência digitais, enquanto
etapas de um conhecimento em evolução. Neste contexto, o questionário DigCompEdu
CheckIn, vem permitir aos docentes identificar a sua proficiência ao nível do
uso das tecnologias digitais e sugerir estratégias para ultrapassar as dificuldades
existentes e alcançar aquilo que poderá ser a verdadeira fluência digital, ou seja,
não só fazer uso das tecnologias digitais, mas compreender quando é que esse uso é
efetivamente rentável para atingir os objetivos desejados. Neste texto apresentamos
os resultados preliminares de um estudo piloto realizado numa instituição de ensino
superior como exemplo da relevância do DigCompEdu CheckIn enquanto modelo
de autoavaliação para determinação do estádio de proficiência digital em que os
docentes se encontram e qual a formação adequada para a sua evolução no sentido
de obtenção da fluência digital. Os feedbacks fornecidos pelo questionário, para
além de identificarem as áreas onde os docentes se encontram mais fragilizados,
apresentam sugestões de melhoria, permitindo desenhar formações que se adaptam
às necessidades individuais. Desta forma, cada docente, ao seu próprio ritmo, pode
frequentar formação adequada, em função dos níveis obtidos em cada uma das seis
áreas de competência que o questionário comporta. Today we live in an era where real and virtual are ever more intertwined, but also where there is still a long way to go when it comes to integrating digital technologies in educational environments. It is argued, therefore, that it is necessary to understand what it means to be digitally competent and, above all, to realize that this construct includes digital literacy and fluency as stages of an evolving knowledge. In this context, the DigCompEdu CheckIn questionnaire allows teachers to identify their proficiency in the use of digital technologies and to suggest strategies to overcome existing difficulties and achieve what may be considered as digital fluency, that is, not only making use of digital technologies, but to understand when this use is cost effective to achieve the desired goals. This paper presents the preliminary results of a pilot study conducted in a higher education institution as an example of the relevance of DigCompEdu CheckIn as a self-assessment model for determining the digital proficiency stage in which teachers are and what is the appropriate training for them to evolve towards digital fluency. The feedbacks provided by the questionnaire, in addition to identifying the areas where teachers are most fragile, provide suggestions for improvement, allowing the design of specific training that adapts to individual needs. Thus, each teacher, at his own pace, can attend appropriate training, depending on the levels obtained in each of the questionnaire’s six areas of competence. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/94183 | ISSN: | 1697-8293 | DOI: | 10.7195/ri14.v18i2.1519 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
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