Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/94477
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Marcelino Arménio Martins | - |
dc.contributor.author | Martins, Rafaela Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T22:06:06Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T22:06:06Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-28 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/94477 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | - |
dc.description.abstract | Over the past few decades, several investigations have shown interest in research and understanding of the executive system. The term executive functions is used as a general construct to characterize a set of cognitive functions that comprise several distinct subcomponents, and whose efficient performance is crucial for the control of thoughts, behaviors and emotions. Executive functions depend on the maturation of the frontal lobes of the brain, especially the prefrontal cortex, although they also involve the parietals, knowing that the front parietal network is strongly associated with it.This exploratory study had as main purpose to contribute to the validation of an executive functions inventory for the Portuguese population, namely, The Behavior Rating Inventory of Executive Function – Second Edition: Teacher Form (BRIEF-2; Gioia, Isquith, Guy, & Kenworthy, 2015).Precision analyzes were performed through the study of internal consistency (Cronbach's alpha) and construct validity (exploratory and confirmatory factor analysis), based on a sample of 114 children and adolescents.The results obtained revealed the good psychometric properties of this instrument in terms of internal consistency, presenting very good values. Regarding the structure of the instrument, the original study´s structure was not replicated, and it was found that the factorial model that is more adequate is constituted, not by three, but by two factors: Cognitive Regulation Index (Factor 1) and Behavior Regulation Index + Emotion Regulation Index (Factor 2), which explains 79.19% of the total variance.In conclusion, the results found in this exploratory study, especially in regards to internal consistency, reveal psychometric robustness and indicate that BRIEF-2, Teacher Form, may be a good option for the study of executive functions in Portuguese children and young people, between 6 and 18 years old. | eng |
dc.description.abstract | Ao longo das últimas décadas, diversas investigações têm demonstrado interesse pela pesquisa e compreensão do sistema executivo. O termo funções executivas é utilizado como um construto geral para caraterizar um conjunto de funções cognitivas que comportam vários subcomponentes distintos, e cujo desempenho eficiente é crucial para o controlo de pensamentos, comportamentos e emoções. As funções executivas dependem da maturação dos lobos frontais do cérebro, sobretudo, do córtex pré-frontal, embora também envolvam os lobos parietais, sabendo-se que a rede frontoparietal lhe está fortemente associada.Este estudo exploratório teve como principal objetivo contribuir para a validação de um inventário de funções executivas para a população Portuguesa, designadamente, o Inventário de Avaliação Comportamental de Funções Executivas - 2ª Edição: versão para Professores (BRIEF-2, The Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition; Gioia, Isquith, Guy, & Kenworthy, 2015).Foram realizadas análises no âmbito da precisão através do estudo da consistência interna (alfa de Cronbach) e da validade de construto (análise fatorial exploratória e confirmatória), com base numa amostra composta por 114 crianças e adolescentes.Os resultados obtidos evidenciaram as boas propriedades psicométricas deste instrumento ao nível da consistência interna, observando-se valores muito bons. Relativamente à estrutura do instrumento, não foi replicada a do estudo original, tendo-se constatado que o modelo fatorial que melhor se adequa é constituído, não por três, mas sim por dois fatores: Índice de Regulação Cognitiva (Fator 1) e Índice de Regulação Comportamental + Índice de Regulação Emocional (Fator 2), que explicam 79.19% da variância total.Concluindo, os resultados observados neste estudo exploratório, principalmente no que se refere à consistência interna, revelam robustez psicométrica e indicam que o BRIEF-2, versão para Professores, poderá ser uma boa escolha para o estudo das funções executivas nas crianças e jovens portugueses, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | embargoedAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Funções Executivas (FE) | por |
dc.subject | Estudo Exploratório | por |
dc.subject | Consistência Interna | por |
dc.subject | Validade de Construto | por |
dc.subject | Estrutura Fatorial | por |
dc.subject | Executive Functions (EF) | eng |
dc.subject | Exploratory Study | eng |
dc.subject | Internal Consistency | eng |
dc.subject | Construct Validity | eng |
dc.subject | Factorial Structure | eng |
dc.title | Contributos para a validação do BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition) para a população Portuguesa: Estudo Exploratório com a Versão para Professores | por |
dc.title.alternative | Contributions to the validation of BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition) for the Portuguese population: an Exploratory Study using the Teacher´s Form | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) | - |
degois.publication.title | Contributos para a validação do BRIEF-2 (Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition) para a população Portuguesa: Estudo Exploratório com a Versão para Professores | por |
dc.date.embargoEndDate | 2026-11-26 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.embargo | 2026-11-26 | * |
dc.identifier.tid | 202704904 | - |
thesis.degree.discipline | Psicologia | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Psicologia | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Martins, Rafaela Antonio::0000-0003-2835-6570 | - |
uc.degree.classification | 19 | - |
uc.date.periodoEmbargo | 2190 | - |
uc.degree.presidentejuri | Albuquerque, Maria Cristina Petrucci Almeida | - |
uc.degree.elementojuri | Pereira, Marcelino Arménio Martins | - |
uc.degree.elementojuri | Santos, Maria João Rama Seabra | - |
uc.contributor.advisor | Pereira, Marcelino Arménio Martins | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | embargo_20261126 | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC) | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-1468-2124 | - |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | Entrar |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rafaela António Martins.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | Acesso Embargado Pedir uma cópia |
Visualizações de página
323
Visto em 24/set/2024
Downloads
10
Visto em 24/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons