Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/94542
Title: | Contributos para o Desenho de um Programa de Consciencialização, Apoio, e Capacitação para os Profissionais do Sistema Educativo na Inclusão Escolar de Indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo | Other Titles: | Contributions to the Design of an Awareness, Support, and Training Program for Professionals in the Educational System in the School Inclusion of Individuals with Autism Spectrum Disorder | Authors: | Paula, Emanuelle Fehr Vieira de | Orientador: | Almeida, Ana Cristina Ferreira | Keywords: | Perturbação do Espectro do Autismo; Inclusão Escolar; Formação de Professores; Consciencialização; Guia de Intervenção; Autism Spectrum Disorder; School Inclusion; Teacher Education; Awareness; Intervention Guide | Issue Date: | 11-Nov-2020 | metadata.degois.publication.title: | Contributos para o Desenho de um Programa de Consciencialização, Apoio, e Capacitação para os Profissionais do Sistema Educativo na Inclusão Escolar de Indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo | metadata.degois.publication.location: | Portugal | Abstract: | As escolas desempenham um papel importante na prestação de serviços a todos os alunos e, inclusivamente, àqueles com perturbações do neurodesenvolvimento, como por exemplo da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Apesar do diagnóstico desta condição ser cada vez mais recorrente, a partir da análise da literatura, pode constatar-se que é imperativo determinar melhores maneiras de apoiar os profissionais do sistema educativo visando oferecer respostas adequadas e promover a inclusão social dessa população dentro do contexto escolar. A presente dissertação visa sistematizar contributos efetivos para o desenho de um programa para Consciencialização, Apoio e Capacitação (CAC) direcionados aos profissionais do sistema de ensino, com o objetivo de auxiliar a encontrar respostas alternativas e eficazes para as variadas necessidades educativas de seus alunos, assim como para promover a inclusão social das crianças e jovens com especificidades de desenvolvimento, como as perturbações do espectro do autismo. O método utilizado para desenvolver este trabalho consistiu no estudo do material de inclusão escolar disponibilizado pela Direção Geral da Educação em Portugal e na análise da literatura acerca de programas já desenvolvidos e aplicados em outros países, para o suporte dos profissionais da educação. Além da análise documental recorreu-se à consulta de profissionais, pais e alunos, por entrevista e análise de autorrelatos de experiências dentro do sistema educativo. Da recolha de elementos resultou este trabalho num conjunto de contributos para construção de um guia de formação para os profissionais do sistema de ensino. Pretende-se, ainda, e além de disponibilizar estratégias específicas que irão auxiliar no processo educativo de crianças com PEA, incentivar um espaço de reflexão e de partilha, como parte da formação de profissionais críticos e capazes de responder às necessidades de todos os seus alunos, assim como de monitorizar a maior consciencialização de todos envolvidos em contexto socioescolar sobre a sua importância como agentes de mudança social e inclusão dentro de uma sociedade. Schools play an important role in providing services to all students and, especially,those with neurodevelopmental disorders, such as Autism Spectrum Disorder (ASD). Although the diagnosis of this condition is increasingly recurrent, through the analysis ofthe literature, it can be seen that it is imperative to determine better ways to support professionals in the educational system aiming to offer adequate responses and promote the social inclusion of this population within the school context. This thesis aims to systematize effective contributions to the design of a program for Support, Awareness and Training to all professionals in the educational system with the goal of finding alternative and effective responses to the varied educational needs of its students, as well as to promote the social inclusion of children and young people with developmental specificities, such as the autism spectrum disorders. The method used to develop this work consisted in studying the material on school inclusivity provided by the General Directorate of Education in Portugal and analyzing the literature about programs already developed and applied in other countries, for the support of education professionals. In addition to the document analysis, professionals, parents and students were consulted through interviews and analysis of experience selfreports within the educational system. The collection of data in this work resulted in a set of contributions to the construction of a training and action guide for professionals in the educational system. It is also intended to provide specific strategies that will assist in the educational process of children with ASD, encourage a space for reflection and sharing as part of a training of critical professionals capable of responding to the needs of all their students, as well as monitoring a greater awareness of all involved in the socio-school context about their importance as agents of change and inclusion in the society. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/94542 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Emanuelle Fehr_ tese.pdf | 999.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
309
checked on Oct 29, 2024
Download(s)
268
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License