Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94689
Title: Programação, comunicação e públicos: Uma abordagem Sociológica no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Other Titles: Programming, communication and audiences: A sociological approach in the Botanical Garden of the University
Authors: Rodrigues, Cláudia Filipa Gomes
Orientador: Ferreira, Claudino Cristovão
Keywords: Communication; Programming; Jardins Botânicos; Públicos; Comunicação; Programação; Botanical Gardens; Audiences
Issue Date: 15-Dec-2020
metadata.degois.publication.title: Programação, comunicação e públicos: Uma abordagem Sociológica no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
metadata.degois.publication.location: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório apresenta uma síntese reflexiva da experiência de trabalho no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), realizada no âmbito de Estágio Curricular do Mestrado em Sociologia. O Relatório descreve as atividades desenvolvidas e apresenta uma abordagem reflexiva dos desafios sociológicos a que nessa experiência se procurou responder. Com uma história que remonta a 1772, o JBUC é considerado atualmente uma Unidade de Extensão Cultural e de Apoio à Formação da Universidade de Coimbra e classificado como Património da Humanidade da UNESCO. Dedicando-se à investigação e configurando-se como um importante agente de preservação e conservação de espécies naturais, de divulgação da ciência e de educação, atravessa um processo de transformação adaptativa a novos desafios, entre os quais se destaca a meta de promover uma ligação mais forte e dialogante com a comunidade envolvente e de renovar a relação com os seus públicos, que se pretendem mais amplos e participativos. Neste quadro, o JBUC, vem redefinindo estratégias programáticas e de comunicação que desenham novas articulações e sinergias entre as suas vocações científica, educativa, patrimonial, expositiva, museológica e um conjunto de missões complementares, de cariz mais cultural, lúdico e cívico. O relatório procura assim dar conta do modo como foi abordado o desafio sociológico de associar conhecimentos teóricos e metodológicos sobre o funcionamento das instituições culturais, e em especial sobre a sua relação com os públicos, às necessidades práticas e instrumentais de uma instituição concreta, o JBUC. Com esse objetivo, o relatório enquadra a atividade sociológica desenvolvida no JBUC ao longo do estágio, discute a adaptação aos seus valores, missões e características, atendendo às suas diversas valências e domínios de atuação. Apresenta a análise de um conjunto de iniciativas desenvolvidas pela instituição e as tarefas de recolha e análise de dados sobre os públicos, com recursos a entrevistas, observação direta e inquéritos por questionário. O objetivo primordial passava pela delineação de perfis dos públicos do JBUC, percecionar os seus comportamentos e recolher algumas das suas motivações, opiniões e perceções acerca da instituição. As ferramentas utilizadas pela sociologia permitem ao JBUC, bem como a instituições e equipamentos similares, realizar pesquisas de audiências, ajudando a perceber e a conhecer de que modo os diferentes públicos desejam usufruir e participar nestas instituições. Além disso, permitem adequar as suas estratégias, conteúdos, programas e formas de comunicação de acordo com as características e as expectativas dos seus públicos, ou dos novos públicos que pretendam alcançar.
This Report presents a reflective synthesis of the work experience in the Botanical Garden of the University of Coimbra, held in the curricular internship of the Master's degree in Sociology. The Report describes the activities developed and presents a reflexive approach to the sociological challenges to which this experience was sought to respond. With a history dating back to 1772, JBUC is currently considered a Unit of Cultural Extension and Training Support of the University of Coimbra and classified as a UNESCO World Heritage Site. Dedicating itself to research and configuring itself as an important agent of preservation and conservation of natural species, dissemination of science and education, it goes through a process of adaptive transformation to new challenges, among which stands out the goal of promoting a stronger and moredialogiable connection with the surrounding community and of renewing the relationship with its audiences, who want to be broader and participatory. In this context, JBUC has been redefining programmatic and communication strategies that draw new articulations and synergies between its scientific, educational, patrimonial, exhibition, museum and aset of complementary missions, of a more cultural, playful and civic nature.The report thus seeks to account for the way in which the sociological challenge of associating theoretical and methodological knowledge about the functioning of cultural institutions has been addressed, and in particular on their relationship with the public, to the practical and instrumental needs of a concrete institution, the JBUC. To this end, the report frames the sociological activity developed in JBUC throughout the internship, discusses the adaptation to its values, missions and characteristics, taking into account its various valences and domains of action. It presents the analysis of a set of initiatives developed by the institution and the tasks of collecting and analyzing data on the public, with resources for interviews, direct observation and questionnaire surveys. The primary objective was the delineation of JBUC audiences profiles, to perceive their behaviors and to collect some of their motivations, opinions and perceptions about the institution.The tools used by sociology allow JBUC, as well as similar institutions and equipment,to conduct audience surveys, helping to understand and know how different audiences wish to enjoy and participate in these institutions. In addition, they allow you to tailor your strategies, content, programs and forms of communication according to the characteristics and expectations of your audiences, or the new audiences they want to reach.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Sociologia apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94689
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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