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https://hdl.handle.net/10316/94721
Title: | As Universidades Seniores enquanto Dimensão Social, Educativa, Económica e Sociológica | Other Titles: | Senior Universities as a Social, Educational, Economic and Sociological Dimension | Authors: | Correia, Fausto Custódio | Orientador: | Hespanha, Pedro Manuel Teixeira Botelho | Keywords: | Envelhecimento ativo; Universidades da Terceira Idade.; Envelhecimento; Velhice; Envelhecimento ativo; Qualidade de vida; Universidades da Terceira Idade.; Aging; Third Age Universities.; Aging; Old age; Active aging; Quality of life; Third Age Universities. | Issue Date: | 16-Dec-2020 | metadata.degois.publication.title: | As Universidades Seniores enquanto Dimensão Social, Educativa, Económica e Sociológica | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | O presente trabalho de investigação tem como tema “As Universidades Seniores como Novas Respostas Sociais”, para o qual definimos como objetivo geral estudar os efeitos das Universidades Seniores na promoção do envelhecimento ativo, quais os efeitos das Universidades Seniores no processo de envelhecimento e perceber e avaliar qual o papel das Universidades Seniores enquanto dimensão social, educativa, económica e sociológica.Como enquadramento teórico para este estudo definimos os seguintes conceitos orientadores: o envelhecimento na perspetiva da sociologia; as Universidades Seniores e o envelhecimento ativo; as Universidades Seniores no mundo: as universidades Seniores em Portugal, a sua emergência e o papel desempenhado pela RUTIS.Como metodologia para a investigação foi utilizada uma análise mista de tipo quantitativo e qualitativo, baseada na aplicação de um inquérito por questionário a 98 alunos, inquérito por questionário a 28 professores e também inquérito por questionário a 15 diretores/coordenadores das Universidades Seniores onde o estudo foi realizado. A grande proximidade com as Universidades Seniores permitiu também uma observação direta e informação privilegiada ao longo de todo o trabalho. Foi utilizado o programa estatístico SPSS para a análise quantitativa. Quanto ao estudo qualitativo, foi realizado com recurso à análise de conteúdo.Este estudo envolveu como amostra oito Universidades Seniores do Distrito de Coimbra.De entre os principais resultados obtidos na prossecução dos objetivos do estudo salientam-se: o convívio e a aquisição de novos conhecimentos como principais motivações para o ingresso dos seniores, numa UTI; e a aquisição de conhecimentos e estimulação cognitiva como potenciadora da qualidade de vida. Em suma, tendo em consideração os resultados obtidos, podemos aferir que, as UTIs estudadas contribuem positivamente para a qualidade de vida dos seniores. The present research work has the theme “Senior Universities as New Social Responses”, for which we define as a general objective to study the effects of Senior Universities in the promotion of active aging, what are the effects of Senior Universities in the aging process and perceive and evaluate the role of Senior Universities as a social, educational, economic and sociological dimension.As a theoretical framework for this study, we defined the following guiding concepts: aging from the perspective of sociology; Senior Universities and active aging; Senior Universities in the world: Senior Universities in Portugal, their emergence and the role played by RUTIS.As a methodology for the investigation, a mixed quantitative and qualitative analysis was used, based on the application of a questionnaire survey to 98 students, a questionnaire survey to 28 teachers and also a questionnaire survey to 15 principals / coordinators of the Senior Universities where the study was performed. The close proximity to the Senior Universities also allowed direct observation and privileged information throughout the work. The SPSS statistical program was used for quantitative analysis. As for the qualitative study, it was carried out using content analysis.This study involved eight sample senior universities in the District of Coimbra.Among the main results obtained in pursuing the objectives of the study, the following stand out: coexistence and the acquisition of new knowledge as the main motivations for the admission of seniors in an ICU; and the acquisition of knowledge and cognitive stimulation as an enhancer of quality of life.In short, taking into account the results obtained, we can verify that the studied ICUs contribute positively to the quality of life of seniors. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Sociologia apresentada à Faculdade de Economia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/94721 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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