Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/95824
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Maria Elisa Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T10:17:04Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T10:17:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-01 | - |
dc.identifier.issn | 2182-7966 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/95824 | - |
dc.description.abstract | O artigo defende a ideia de que ausência de uma escuta coletiva dos conhecimentos produzidos a partir da experiência dos trabalhadores e dos cidadãos é um obstáculo epistemológico a um conhecimento amplo sobre as situações de trabalho e de desastres. A experiência não tem sido um critério para pensar a saúde, o trabalho e os desastres; está quase sempre ausente nas análises e na busca de estratégias para solucionar problemas concretos. Questionar este obstáculo epistemológico abre novos horizontes para criarmos uma pedagogia da escuta. O dispositivo dinâmico em três polos – DD3P – criado pela Ergologia, é apresentado como uma metodologia de escuta do trabalhador, em suas experiências laborais e também do cidadão em situações de desastre. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Centro de Estudos Sociais | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt |
dc.subject | Trabalho | pt |
dc.subject | Saúde | pt |
dc.subject | Ergologia | pt |
dc.subject | Desastre | pt |
dc.subject | Escuta | pt |
dc.title | Por uma pedagogia da escuta: a experiência como critério, a escuta como método | pt |
dc.type | workingPaper | pt |
degois.publication.firstPage | 1 | pt |
degois.publication.lastPage | 16 | pt |
degois.publication.issue | 457 | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
degois.publication.title | Oficina do CES | pt |
dc.relation.publisherversion | https://ces.uc.pt/pt/publicacoes/outras-publicacoes-e-colecoes/oficina-do-ces/numeros/oficina-457 | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.date.embargo | 2021-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | workingPaper | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Oficina do CES |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Por uma pedagogia da escuta.pdf | 340.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
245
checked on Oct 29, 2024
Download(s)
119
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License