Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/9608
Title: Evolução de características sexuais secundárias no género Serinus (Aves, Fringillidae) : canto e coloração
Other Titles: Evolution of secondary sexual traits in the genus Serinus (Aves, Fringillidae): song and coloration
Authors: Cardoso, Gonçalo Canelas 
Orientador: Mota, Paulo Jorge Gama
Issue Date: 20-Jan-2006
Citation: CARDOSO, Gonçalo Canelas - Evolução de característiacas sexuais secundárias no género Serinus (Aves, Fringillidae) : canto e coloração. Coimbra, 2005.
Abstract: Estudámos a dinâmica evolutiva e aspectos selectivos das duas características sexuais secundárias mais proeminentes em passeriformes – canto e coloração – por meio de experimentação no serino (Serinus serinus) e de análises comparativas no género Serinus. A velocidade e frequência aguda das canções de serino são extremas quando comparadas com as restantes espécies do género, o que sugere evolução por selecção sexual. Em experiências comportamentais, fêmeas de serino manifestaram preferência por canções agudas; canções rápidas, pelo contrário, inibiram as respostas das fêmeas. Os machos de serino não discriminaram quanto à frequência das canções, mas foram inibidos por canções rápidas. Estes resultados sugerem pressões selectivas distintas: a evolução da frequência de canto é compatível com um processo de selecção inter-sexual, e a velocidade das canções parece ser um sinal agonístico, passível portanto de selecção intra-sexual. Documentamos um padrão de diversificação evolutiva intensa do canto no género Serinus, que se sobrepõe a constrangimentos vocais importantes. A evolução do canto neste género foi apenas parcialmente acompanhada por adaptação vocal às características das canções nas diferentes espécies. Tal deve-se, pelo menos em parte, ao facto de várias espécies evoluírem características de complexidade silábica em relação às quais detectámos custos de produção vocal fortes. Diferentes sintaxes de canto correlacionam-se com aspectos distintos de desempenho vocal, o que sugere formas de selecção indirecta sobre a sintaxe. A coloração apresenta um padrão de evolução intensa em ambos os sexos de Serinus spp., como é típico de características sexualmente seleccionadas. Mostramos que a coloração conspícua em fêmeas evoluiu sobretudo por constrangimento sexual, pelo que advertimos contra a inferência de causalidade evolutiva a partir do valor adaptativo presente de ornamentos femininos. Os principais eixos de complexidade do canto e elaboração da coloração estão fortemente correlacionados entre as espécies de Serinus, e tendem a variar com aspectos do habitat que indicam maior intensidade de selecção sexual, sugerindo que selecção sexual é o processo selectivo mais determinante na sua evolução.
Description: Tesede Doutoramento em Biologia (Ecologia)apresentada à Faculdade de Ciências eTecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/9608
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_de_Doutoramento_Gonçalo_Cardoso.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

398
checked on Jul 3, 2024

Download(s) 50

926
checked on Jul 3, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.