Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96087
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dc.contributor.advisorRaposo, Jorge Rafael Nogueira-
dc.contributor.advisorFarinha, José Torres-
dc.contributor.authorSilva, Filipe José Prazeres da-
dc.date.accessioned2021-10-25T22:03:29Z-
dc.date.available2021-10-25T22:03:29Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.date.submitted2021-10-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96087-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA finalidade deste trabalho é apurar qual o estado mecânico geral das viaturas de combate a incêndios florestais, mais concretamente o Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI).Para isso, foram aprofundados conhecimentos sobre o veículo em causa, sobre manutenção preventiva e corretiva e foram recolhidos dados junto de várias Corporações de Bombeiros (CB).Foram estudadas as leis em vigor aplicáveis a veículos de combate a incêndios e analisadas em maior detalhe as normas e sistemas que restringem a emissão de poluentes.Posteriormente foi realizada uma análise de modos, efeitos e criticidade de falha (FMECA) para identificar quais seriam as falhas mais graves, as causas prováveis de cada falha e qual a respetiva ação de tratamento. Seguidamente, para minimizar imprecisões e incertezas criou-se um programa em MATLAB que permite fazer uma abordagem difusa do problema e assim poder classificar as falhas de uma forma mais significativa.Através dos resultados obtidos é possível idealizar um programa de manutenção adequado para esta viatura o que irá manter o seu bom funcionamento e estender a sua vida útil. Também é apresentado um possível plano de inspeções que proporciona um maior nível de controlo de condição dos vários sistemas do veículo e propõe a execução de ensaios de conformidade o que aumenta a aptidão dos operadores para lidar com esses sistemas. .por
dc.description.abstractThe purpose of this work is to determine the general mechanical condition of forest firefighting vehicles, specifically the Forest Firefighting Truck (FFFT).For this purpose, the knowledge about the vehicle and about preventive and corrective maintenance was deepened and data was collected from several Fire Departments (FD). The laws applicable to firefighting vehicles were studied and the regulations and systems that restrict the emission of pollutants were analyzed in greater detail.Subsequently, a Failure Mode, Effects and Criticality Analysis (FMECA) was created to identify which would be the most severe failures, the most probable cause of each failure and the respective corrective action. Afterwards, in order to minimize inaccuracies and uncertainties, a MATLAB program was developed to allow for a fuzzy approach to solve the problem and therefore to be able to categorize the failures in a more meaningful way.Through the results obtained, it is possible to conceive a suitable maintenance program for this type of vehicle, which will preserve its proper performance and extend its life cycle. In addition, is presented a possible inspection plan that provides a greater level of monitoring to the various vehicle systems and proposes the execution of compliance tests that increase the ability of firefighters to operate with these systems. .eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectVeículo Florestal de Combate a Incêndiospor
dc.subjectManutençãopor
dc.subjectFMECApor
dc.subjectLógica Difusapor
dc.subjectSistemas de Controlo de Poluentespor
dc.subjectForest Firefighting Truckeng
dc.subjectMaintenanceeng
dc.subjectFMECAeng
dc.subjectFuzzy Logiceng
dc.subjectEmission Control Systemseng
dc.titleEstudo da Condição dos Veículos de Combate a Incêndios Florestaispor
dc.title.alternativeStudy of the Condition of Forest Firefighting Vehicleseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleEstudo da Condição dos Veículos de Combate a Incêndios Florestaispor
dc.date.embargoEndDate2022-09-01-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2022-09-01*
dc.identifier.tid202778444-
thesis.degree.disciplineEngenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Filipe José Prazeres da::0000-0001-6925-6504-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, José Manuel Baranda Moreira da Silva-
uc.degree.elementojuriRaposo, Hugo-
uc.degree.elementojuriGóis, José Carlos Miranda-
uc.degree.elementojuriFarinha, José Torres-
uc.contributor.advisorRaposo, Jorge Rafael Nogueira::0000-0002-3964-9400-
uc.contributor.advisorFarinha, José Torres-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
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