Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/96194
Title: | Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências | Authors: | Correia, Gina P. Pires, Estefânia Abrantes, Isabel |
Keywords: | Avaliação; Ensino e aprendizagem; Modelo de Orion; Trabalho prático; Assessment; Teaching and learning; Orion model; Practical work | Issue Date: | Aug-2020 | Publisher: | LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia IP | metadata.degois.publication.title: | Comunicações Geológicas | metadata.degois.publication.volume: | 107 | metadata.degois.publication.issue: | Especial I | metadata.degois.publication.location: | Portugal | Abstract: | Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados
de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre
a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion.
Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520
e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do
ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados
mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito
importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco
utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos
participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google
Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este
último tem alguma preferência na utilização. This paper intends to present part of the results of an assessment processin a teacher-training course on the fieldwork implementation, using the Orion model.The teachers(15) where from the recruitment groups 230, 420 and 520, and taught curricular areas of middle and high schoolsin the Viseu district, Portugal. The resultsshow, that although fieldwork is considered a very importantstrategy in teaching and learning ofsciences, it continuesto be not fully applied, as well asthe Orion model, an unknown methodology for the majority of the participants. The use of topographic and geological charts, and the site Google Earth are adequate in use of fieldwork development, however only this last tool has some preference among the participants. Avaliação, ensino e aprendizagem, modelo de Orion, trabalho prático. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/96194 | ISSN: | 0873-948X | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CFE - Artigos em Revistas Nacionais I&D CITEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Correia,_Pires_&_Abrantes.2020.pdf | 606.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
260
checked on Nov 5, 2024
Download(s)
77
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.