Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/965
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dc.contributor.advisorAbreu, Manuel Viegas-
dc.contributor.authorPaixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:48:06Z-
dc.date.available2008-12-04T14:48:06Z-
dc.date.issued1996-04-26en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/965-
dc.descriptionTese de doutoramento em Psicologia (Orientação Escolar e Profissiona) apresentada à Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractOs períodos de transição ecológica têm vindo a receber uma atenção cada vez maior por parte de diversos domínios teóricos e de aplicação da ciência psicológica, nomeadamente da psicologia do desenvolvimento, psicologia da motivação e da personalidade, psicologia organizacional e psicologia vocacional. Alguns autores postulam que estes são períodos “quasi-laboratoriais”, nos quais a estruturação do futuro subjectivo e o grau de optimismo relativamente a esse mesmo futuro parecem influenciar consideravelmente a organização de diversos processos de desenvolvimento vocacional. De acordo com um vasto corpo de investigação, a extensão da perspectiva temporal de futuro (P.T.F.) e o valor global da atitude relativamente ao futuro predizem com significância estatística a variância do horizonte temporal dos projectos pessoais, o seu nível de formulação e a avaliação que deles é feita em diversas dimensões. Os resultados de três estudos que efectuámos em três momentos cruciais do trajecto de desenvolvimento (início da adolescência, transição entre o ensino secundário e o nível de formação pós-secundário, vida ocupacional activa) revelaram, numa das amostras, um efeito significativo de interacção ao nível do controlo percebido. Além do mais, a dimensão atitudinal da orientação futura e a extensão da P.T.F. revelaram efeitos principais em diversas variáveis dependentes no plano da estruturação e avaliação dos projectos pessoais, em todos os grupos estudados.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectOrientação Vocacionalen_US
dc.titleOrganização da vivência do futuro e comportamento de planificação: Compreensão dos processos motivacionais e cognitivos na elaboração e avaliação de projectos pessoaisen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextSem Texto completo-
item.grantfulltextnone-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0002-3373-8461-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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