Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97906
Title: Currículos instituinte e instituído em educação pré-escolar no brasil: comunalidades e singularidades
Authors: Cabral, Eliane de Menezes
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Gaspar, Maria Filomena Fonseca
Keywords: Educação infantil; Currículo instituído; Currículo instituinte; Pré-escolar; Infância; Formação de professores; Instituted curriculum; Instituting curriculum; Preschool; Childhood; Teacher training
Issue Date: 18-Jun-2021
metadata.degois.publication.location: Coimbra (Portugal)
Abstract: A investigação aqui desenvolvida tratou do currículo instituído e sua relação com o currículo instituinte no âmbito da Educação Infantil. O currículo se caracteriza como um instrumento de ação pedagógica, que demanda intencionalidade por parte do professor para orientar a aprendizagem. Dessa forma, estruturou-se como problemática a necessidade de compreendermos como o professor responde à intencionalidade pedagógica no seu trabalho profissional. Para responder a essa questão, apontamos como objetivo identificar e compreender as comunalidades e singularidades que o professor da pré-escola estabelece com o currículo instituído ao propor o currículo instituinte. O contexto de desenvolvimento desta tese foi o Sistema educativo público municipal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, focando nos professores de pré-escola que estavam em sala de aula. A abordagem metodológica utilizou o instrumento quantitativo questionário, aplicado a 174 professores e o instrumento qualitativo, entrevista grupo focal, com 10 professores. Elegemos como categorias de análise o currículo oficial, a rotina e os processos pedagógicos, evidenciando as comunalidades e singularidades entre os currículos instituído e instituinte. Na manifestação do que é comum a esses currículos, os participantes apontaram o compromisso com a preparação da criança para o futuro, a indicação dos mesmos parâmetros para a definição do que é adequado ensinar na pré-escola, a rotina estruturada a partir das necessidades do instituído, que determina o tempo e os espaços das atividades desenvolvidas no cotidiano das instituições, e a avaliação, compreendida como aspecto essencial no processo pedagógico. As singularidades entre esses currículos, não se caracterizam pela ausência de alguma das categorias analisadas, mas estão alicerçadas em elementos contextuais e pessoais, evidenciando a dificuldade de compreensão dos processos de alienação que o currículo instituído exerce sobre o instituinte e a falta de problematização da rotina, que estabeleça um diálogo contextual e individualizado dos processos pedagógicos propostos pelo currículo instituído e exercido no currículo instituinte. Concluímos que o professor se constitui a partir de suas experiências nos diferentes âmbitos de sua vida, gerando saberes que estruturam suas escolhas e posições frente ao currículo que vivencia. Os inquiridos mostraram um padrão de respostas que marca o desejo de cumprir a oficialidade. A conjugação dos dados coletados nos instrumentos - questionário e entrevista – apontaram a falta de uma meta compreensão de como o conhecimento teórico é aplicado para efetivar a aprendizagem necessária para a criança da pré-escola. Ressaltamos a necessidade do desenvolvimento de uma postura reflexiva incorporada a um modelo de formação continuada em contexto.
The research developed here dealt with the institued curriculum and its relationship with the instituting curriculum in the contexto of pre-school education. The curriculum is characterized as na instrument of pedagogical action, which requires intentionality on the parto of the tescher to guide learning. Thus, the need to understand how the teacher responds to pedagogical intentionality in his professional work was structured as problematic. To answer this question, we aim to identify and understand the commonalities and singularities that the pre-school teacher estabilishes with the instituted curriculum when proposing the instituing curriculum. The development context of this thesis was the municipal public education system in Campina Grande, Paraíba, Brasil, focusing on pre-school teachers who were in the classroom. The metodological approach used the quantitative questionnaire instrument, applied to 174 teachers and the qualitative instrument, a focus group interview, with 10 teachers. We chose the oficial curriculum, routine and pedagogical processes as categories of analysis, highlighting the commonalty and singularities between the instituted and instituting curricula. In the manifestation of what is common to these curricula, the participants pointed out the commitment to the child’s preparation for the future, the indication of the same parameters for the definition of what is appropriate to teach in preschool, the routine structured based on the needs of the institution, which determines the time and spaces of the activities developed in the institutions’ daily life; and the evaluation, understood as na essential aspect in the pedagogical process. The singularities between these curricula are not characterized by the absence of any of the categories analyzes, but are based on contextual and personal elements, highlighting the difficulty of understanding the alienation processes that the instituted curriculum exercises over the institution and the lack of problematization of the routine, which establishes a contextual and individualized and individualized dialogue of the pedagogical processes proposed by the indtituted curriculum and exercised in the instituting curriculum. We conclude that the teacher is constituted from his experiences in different areas of his life, generating knowledge that structures his choices and positions in relation to the curriculum he experiences. The respondents showed a pattern of responses that marks the desire to fulfill the official status. The combination of data collected in the instruments – questionnaire and interview – pointed out the lack of a meta understanding of how theoretical knowledge is applied to effect the necessary learning for the preschool child. We emphasize the need to develop a reflective posture incorporated into a modelo f continuing education in context.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97906
Rights: openAccess
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