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Title: Street Art e Urbanismo - Dos graffitis à arte urbana
Authors: Pinto, Duarte Miguel Rodriguez
Orientador: Rabaça, Armando
Keywords: Graffiti; Tags; Throw Ups; Pieces; Masterpieces; Pochoir; Stencil; Graffiti Lettering; Hip-Hop; Outsiders; Street Art; Espaço Urbano; Graffiti; Tags; Throw Ups; Pieces; Masterpieces; Pixar; Pochoir; Stencil; Graffiti Lettering; Hip-Hop; Outsiders; Street Art; Urban space
Issue Date: 2016
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Neste trabalho pretendo efetuar uma análise do espaço onde estão patentes as street art. Uma street art, independentemente da sua qualidade estética, da técnica ou do tamanho é, em princípio, desenhada para aquele sítio especificamente, mesmo que não nos pareça a escolha mais óbvia. Sendo as street art de natureza urbana, atuam e interferem sobre a imagem da cidade, a sua arquitetura paisagística e urbana, fazem com que o arquiteto urbanista se interesse por esta nova “leitura” do espaço. O graffiti moderno, após 1960, com base nas cidades americanas, e o pós graffiti ou street art, na atualidade, contêm uma vasta aplicação de materiais, técnicas, e tamanhos, que fazem com que este assunto seja tema de investigação, documentários, entrevistas e palestras que serviram de apoio a este trabalho. O graffiti, como a street art, podem ser classificados em diferentes categorias, que são de interesse analisar para este trabalho. Assim sendo, é necessária a compreensão deste fenómeno num contexto histórico com diferenciação de termos e práticas, de modo a criar um critério selectivo de categorias de graffiti ou street art a investigar.
In this thesis I intend to perform an analysis of the space where patents exist in street art. Street art, independently of its esthetic quality, technique or size, is in principle designedfor that specific place even though it isn’t deemed the obvious choice. Modern graffiti, in the era following the 1960s, based on American cities, and the post-graffiti or street art nowadays contains an extensive application of materials, techiques, and sizes which make this subject a matter of research, documentaries, interviews ,and lectures that served as a support for this thesis. Graffiti, just like street art, has categories that are of interest to analyze for this thesis. Therefore it requires the comprehension of this phenomenon in a historical context with differentiation of terms and practices to create a selective criteria of graffiti and street art categories to investigate.
Description: Dissertação de Mestrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/98916
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

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