Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99335
Title: Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.
Other Titles: Recognition of Lifelong Learning of Deaf Adults: A Case Study at the Qualifica Center of Casa Pia de Lisboa, I.P.
Authors: Marques, Helena Maria Leal
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira
Keywords: Aprendizagem ao Longo da Vida; Centro Qualifica; Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências; Adultos Surdos; Língua Gestual Portuguesa; Lifelong Learning; Centro Qualifica; Process of Recognition, Validation and Certification of Competences; Deaf Adults; Portuguese Sign Language
Issue Date: 29-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Reconhecimento de Aprendizagens ao Longo da Vida dos Adultos Surdos: Um Estudo de Caso no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P.
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Os Centros do Programa Qualifica, além da formação e qualificação de adultos, são instrumentos de valorização das aprendizagens adquiridas em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, revelando ser um dos grandes desafios da governação em Portugal, numa sociedade com níveis de escolarização e habilitações aquém do desejado.Contextualizado o reconhecimento de competências no paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida, esta investigação tem como finalidade conhecer as dificuldades sentidas bem como as adaptações realizadas na operacionalização do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário, concretamente, de adultos surdos no Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa, I.P. Esta dissertação é um estudo exploratório, desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, que pretende identificar as potencialidades e os constrangimentos do Programa Qualifica, bem como estabelecer as suas possíveis ações de melhoria, através de entrevistas aos elementos que integram o Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa I.P. e aos candidatos surdos em frequência do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário. Os principais resultados obtidos sugerem lacunas no domínio da acessibilidade e comunicação, tendo-se concluído este estudo com a formulação de sugestões de melhoria, decorrentes da perspetiva participativa, depois de ouvidos os candidatos e os profissionais e recolhidas propostas para garantir a acessibilidade e a participação plena dos adultos surdos ao longo da frequência do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
The Centers of Program Qualifica, in addition to the training and qualification of adults, are instruments for valuing the learning acquired in processes of Recognition, Validation and Certification of Competences, revealing to be one of the great challenges of governance in Portugal, in a society with levels of schooling and qualifications below the desired. Contextualized the recognition of competencies in the paradigm of Lifelong Learning, this research aims to know the difficulties felt as well as the adaptations made in the operationalization of the process of Recognition, Validation and Certification of Secondary Level Competencies, specifically, of deaf adults in the Qualifies Center of Casa Pia de Lisboa, I.P. This dissertation is an exploratory study, developed from a qualitative and descriptive approach, which aims to identify the potentialities and constraints of the Qualifica Program, as well as establish its improvement actions, through interviews with the elements that integrate the Centro Qualifica da Casa Pia de Lisboa I.P. and deaf candidates in frequency of the Process of Recognition, Validation and Certification of Secondary Level Competencies. The main results obtained suggest gaps in the field of accessibility and communication, having concluded this study with the formulation of suggestions for improvement, resulting from the participatory perspective, after listening to candidates and professionals and collected proposals to ensure accessibility and full participation of deaf adults throughout the frequency of the Process of Recognition, Validation and Certification of Competencies.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/99335
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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