Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99537
Title: Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã
Authors: Carecho, Judite 
Soares, Rute 
Fernandes, Anabela 
Keywords: Alemão como língua estrangeira; Aplicações digitais; Aprendizagem autónoma de vocabulário; German as a Foreign Language; Apps; Autonomous vocabulary learning
Issue Date: 7-Apr-2020
Publisher: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
metadata.degois.publication.title: Diacrítica
metadata.degois.publication.volume: 34
metadata.degois.publication.issue: 1
Abstract: A aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira é um processo que exige consolidação ao longo do tempo e as tecnologias digitais adequam-se especialmente a apoiar esse processo graças à sua vertente multimédia, à interatividade, mobilidade e flexibilidade de uso, que permitem criar recursos adequados a aprendentes com diversas necessidades e preferências. A experiência que aqui se descreve contempla recursos desenvolvidos para aprendizagem autónoma, complementar ao contexto formal da aula, que foram utilizados por estudantes de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresentam-se a caracterização dos participantes no projeto, os dados de monitorização do uso das aplicações e os resultados dos inquéritos de avaliação do projeto. A avaliação que os alunos fazem dos recursos disponibilizados é bastante positiva, sendo valorizadas as características das ferramentas digitais utilizadas na aprendizagem autónoma.
Foreign language vocabulary learning is a long process and demands consolidation over time. Digital media have several attributes that are especially suited for this purpose, they are interactive, mobile, flexible in use and allow the combination of different media. These are very useful attributes in the design of learning activities for students with different needs and preferences. The experience described herein concerns the tools and activities for autonomous vocabulary learning that were conceived as a complement to in class teaching to be used by students of German at the Faculty of Arts, University of Coimbra. The project participants are characterized and the app usage records are presented and analysed as well as the data extracted from the final assessment survey. Student feedback is very positive and emphasizes the attributes of digital tools.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99537
ISSN: 2183-9174
0870-8967
DOI: 10.21814/diacritica.355
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CELGA - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Carecho_Soares_Fernandes_2020_diacriI_tica.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons