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https://hdl.handle.net/10316/99715
Title: | Sistema massa - mola | Authors: | Seco, Sónia Maria Pereira | Orientador: | Leite, Maria de Fátima da Silva | Keywords: | Equações diferenciais; equações quadráticas; sistema massa-mola; movimento harmónico; Differential equations; quadratic equations; mass spring system; harmonic movement | Issue Date: | Sep-2012 | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Este relatório incide sobre algumas das aplicações das equações diferenciais na área da Física. É
composto por duas partes: uma, de carácter mais científico, que corresponde ao que foi desenvolvido
no âmbito do Projeto Educacional I, e outra, de carácter pedagógico, desenvolvida em ambiente escolar
no âmbito do Projeto Educacional II.
Na primeira parte, apresentam-se os fundamentos teóricos sobre equações diferenciais lineares
necessários a desenvolvimentos posteriores. Seguidamente é abordado o sistema massa-mola e são
estudados os respetivos movimentos oscilatórios. Por fim, apresenta-se o estudo matemático de um
salto de bungee jumping.
Na segunda parte descrevem-se as atividades desenvolvidas, em sala de aula, com os alunos de
matemática do nono ano e com os alunos de física do décimo segundo ano de escolaridade. Nas
atividades do nono ano, os discentes contactaram com a história das equações quadráticas e tomaram
consciência da sua aplicabilidade em contexto real. No décimo segundo ano, os alunos já possuíam
alguns conhecimentos sobre movimentos oscilatórios. As atividades realizadas pretenderam dar ênfase
à importância das equações diferenciais naquela área, destacando-se ainda, a aplicação das equações
quadráticas na resolução de equações diferenciais. Acresce referir que estas atividades possibilitaram
aos alunos um complemento aos conteúdos programáticos, uma vez que as equações diferenciais não
são objeto de estudo do programa de matemática do ensino secundário.
Finalmente, apresenta-se uma reflexão pessoal sobre o trabalho desenvolvido. The present report is about some of the applications of differential equations in Physics. It is divided into two parts: one, of a more scientific type, corresponding to what was developed during Educational Project I; the other, a pedagogical kind, developed in a school as part of Educational Project II. The first part, presents the theoretical basis of linear differential equations which are necessary for further development. Then, the mass-spring system is approached together with its oscillating movements. Finally, there is a full mathematical study of a bungee-jumping jump. The second part, describes the activities developed in the classroom with grade-nine students of Mathematics and with grade-twelve students of Physics. The activities of grade nine included the History of quadratic equations and their viability in real context. The twelfth grade students, who had already some knowledge of oscillating movements, performed activities emphasizing the importance of differential equations in that specific field, focusing on the application of quadratic equations to solve differential equations. One should also refer that these activities gave the students the opportunity to add contents to the normal syllabus, given that differential equations are not object of study for secondary school students. The report is concluded with a personal review on the work done. |
Description: | Relatório de Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/99715 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FCTUC Matemática - Teses de Mestrado |
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