Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/103860
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Fábio | - |
dc.contributor.author | Dias-Trindade, Sara | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T11:16:28Z | - |
dc.date.available | 2022-12-05T11:16:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.isbn | 9786586213911 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/103860 | - |
dc.description.abstract | Memes são artefatos cada vez mais importantes na dinâmica comunicacional da cibercultura. Em seu modo de expressão, permitem diferentes formas de ler e interpretar o mundo a partir da autoria dos usuários em rede. Em sua amplitude na internet, tornam-se uma espécie de “caldeirão” da opinião pública onde múltiplos temas são misturados e ressignificados na medida em que são propagados. Sendo assim, é possível pensar a produção de memes como uma linguagem que democratiza o acesso à informação, por meio da brincadeira on-line, do humor e da comicidade. Embora superficializem muitas questões problematizadas. Por isso, é necessário analisar sua dinâmica comunicacional, já que os memes materializam um fenómeno representativo do nosso modo de ser e estar na cibercultura. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Editus - Editora da UESC | pt |
dc.rights | embargoedAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt |
dc.subject | Ensino da História; Memes | pt |
dc.title | A utilização de memes na aula de História: contributos para a construção de uma estratégia de aprendizagem | pt |
dc.type | bookPart | pt |
degois.publication.firstPage | 180 | pt |
degois.publication.lastPage | 200 | pt |
degois.publication.location | Ilhéus-Bahia | pt |
degois.publication.title | Memes e Educação na Cibercultura | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.7476/9786586213911.0011 | pt |
dc.date.embargo | 2025-10-16 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 1050 | pt |
item.grantfulltext | embargo_20251016 | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | bookPart | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-5927-3957 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-7515-2696 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Arqueologia - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | Existing users please |
---|---|---|---|---|
MEMES E HISTÓRIA.pdf | 9.93 MB | Adobe PDF | Embargoed until October 16, 2025 Request a copy |
Page view(s)
202
checked on Oct 30, 2024
Download(s)
2
checked on Oct 30, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License