Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/103860
Title: | A utilização de memes na aula de História: contributos para a construção de uma estratégia de aprendizagem | Authors: | Rodrigues, Fábio Dias-Trindade, Sara Ribeiro, Ana Isabel |
Keywords: | Ensino da História; Memes | Issue Date: | Dec-2022 | Publisher: | Editus - Editora da UESC | metadata.degois.publication.title: | Memes e Educação na Cibercultura | metadata.degois.publication.location: | Ilhéus-Bahia | Abstract: | Memes são artefatos cada vez mais importantes na dinâmica comunicacional da cibercultura. Em seu modo de expressão, permitem diferentes formas de ler e interpretar o mundo a partir da autoria dos usuários em rede. Em sua amplitude na internet, tornam-se uma espécie de “caldeirão” da opinião pública onde múltiplos temas são misturados e ressignificados na medida em que são propagados. Sendo assim, é possível pensar a produção de memes como uma linguagem que democratiza o acesso à informação, por meio da brincadeira on-line, do humor e da comicidade. Embora superficializem muitas questões problematizadas. Por isso, é necessário analisar sua dinâmica comunicacional, já que os memes materializam um fenómeno representativo do nosso modo de ser e estar na cibercultura. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/103860 | ISBN: | 9786586213911 | DOI: | 10.7476/9786586213911.0011 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Arqueologia - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | Existing users please |
---|---|---|---|---|
MEMES E HISTÓRIA.pdf | 9.93 MB | Adobe PDF | Embargoed until October 16, 2025 Request a copy |
Page view(s)
202
checked on Oct 30, 2024
Download(s)
2
checked on Oct 30, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License