Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104313
Título: Perfectionism and academic procrastination: The mediating role of emotion regulation
Outros títulos: Perfeccionismo e procrastinação no contexto académico: O efeito mediador da regulação emocional
Autor: Roque, Margarida Figueiredo
Orientador: Pereira, Marco Daniel de Almeida
Freitas, Paula Cristina Oliveira Castilho
Palavras-chave: Perfeccionismo; Procrastinação; Regulação Emocional; Contexto Académico; Perfectionism; Procrastination; Emotion Regulation; Academic Context
Data: 14-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Perfectionism and academic procrastination: The mediating role of emotion regulation
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Vários estudos têm identificado o perfeccionismo e as dificuldades na regulação emocional como possíveis causas da procrastinação no contexto académico, especialmente no ensino superior. Considerando o impacto que a procrastinação pode ter na vida académica dos estudantes, este estudo teve como objetivo analisar o papel mediador da regulação emocional na associação entre o perfeccionismo e a procrastinação. A amostra deste estudo transversal foi constituída por 340 estudantes universitários (Idade média: 22.06 anos; 69.04% do género feminino), que completaram um conjunto de questionários relacionados com perfeccionismo, dificuldades na regulação emocional, e procrastinação. Os resultados deste estudo apontaram para a existência de correlações positivas entre o perfeccionismo e dificuldades de regulação emocional, bem como com a procrastinação. Os resultados revelaram correlações positivas entre mais dificuldades na regulação emocional e níveis mais elevados de procrastinação. Relativamente aos modelos de mediação, os resultados mostraram que as dificuldades na regulação emocional mediaram a associação entre o perfeccionismo (em particular, o total da escala e a dimensão Procura da Perfeição) e a procrastinação. Os resultados sugerem um papel muito importante das competências de regulação emocional e que a avaliação de processos de regulação emocional poderá ser uma mais-valia no contexto académico, ao permitir identificar os estudantes com maior propensão para procrastinar como consequência de uma dificuldade acrescida em gerir o seu perfeccionismo e os seus objetivos irrealistas. Os resultados obtidos também poderão informar profissionais relativamente à utilidade de considerar a inclusão de intervenções de cariz psicológico centradas no processamento emocional e na aprendizagem de estratégias de regulação emocional nas intervenções existentes para a procrastinação.
Research has identified perfectionism and difficulties in emotion regulation as possible causes of procrastination in the academic context, specifically in higher education. Considering the impact that procrastination may have on students’ academic life, the aim of this study was to analyze the mediating role of emotion regulation in the association between perfectionism and procrastination. The sample of this cross-sectional study consisted of 340 university students (Mean age = 22.06 years; 69.04% female), who completed a set of questionnaires related to perfectionism, difficulties in emotion regulation and procrastination. The results indicated the existence of positive correlations between perfectionism and difficulties in emotion regulation, as well as procrastination. The results also revealed positive associations between more difficulties in emotion regulation and higher levels of procrastination. Regarding the mediation models, difficulties in emotion regulation were found to mediate the association between perfectionism (particularly, the total score and the dimension Pursuit of Perfection) and procrastination. Our results suggest the importance of emotion regulation skills and that the assessment of emotion regulation processes can be an important asset in the academic context, as it may allow the identification of students with a greater propensity to procrastinate as a consequence of more difficulties in coping with their perfectionism and unrealistic goals. The results may also inform professionals about the utility of considering the inclusion of emotion-regulation-based interventions on existing interventions targeting procrastination.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104313
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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