Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104317
Título: OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES, SATISFAÇÃO COM LAZER, AUTOCONCEITO E APROVEITAMENTO ESCOLAR DE UMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO
Outros títulos: LEISURE ACTIVITIES, SATISFACTION WITH LEISURE, SELF-CONCEPT AND SCHOOL GRADES IN A SAMPLE OF HIGH SCHOOL STUDENTS
Autor: Alberto, Piedade Valodia Gomes Martins
Orientador: Breda, Maria São João Castilho
Palavras-chave: tempos livres;; satisfação com o lazer;; tempo de descanso;; atividades;; estudantes do ensino secundário; leisure time;; satisfaction with leisure;; rest time;; activities;; high school students.
Data: 7-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES, SATISFAÇÃO COM LAZER, AUTOCONCEITO E APROVEITAMENTO ESCOLAR DE UMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Resumo: O estudo tem como objetivo caracterizar a ocupação dos tempos livres de uma amostra de estudantes que frequentam o ensino secundário, a fim de compreender não só a tipologia de atividades praticadas, contextualizadas na ecologia do desenvolvimento, mas ainda o seu contexto social e relacional e como as sentem, em termos de satisfação com o lazer. O mesmo tem como ponto de partida estudos quantitativos prévio, nomeadamente os de Agante (1993) e de Barbeiro (2011). O estudo pressupõe a aplicação de um questionário aos estudantes, composto, para além das questões sociodemográficas, por perguntas destinadas a recolher a perceção de tempo livre e de tempo de descanso, identificar as categorias de atividades de ocupação de tempos livres praticadas, a frequência e o contexto social e formal ou informal em que ocorrem, a avaliação da satisfação global com as atividades de lazer, mediante a escala de satisfação com os papéis de vida de Janeiro e Lima (2011), o envolvimento percecionado dos pais na escolha e no acompanhamento das atividades. O questionário inclui as escalas de satisfação-felicidade, de popularidade e de estatuto intelectual e escolar da versão portuguesa de 30 itens da escala de autoconceito de Piers-Harris (Veiga e Leite, 2016). Do padrão de resultados relativos à ocupação dos tempos livres, seu contexto social e relacional, e das associações com satisfação com o lazer, com dimensões do autoconceito e com o aproveitamento escolar são tecidas reflexões relativas a implicações no plano da intervenção psicológica em contexto educativo.
The study aims to characterize the occupation of leisure time of a sample of students who attend secondary education, in order to understand not only the typology of activities practiced, contextualized in the ecology of development, but also their social and relational context and the students’ satisfaction with leisure. It has as a starting point previous quantitative study, namely those by Agante (1993) and Barbeiro (2011). The study rests on the application of a questionnaire composed, in addition to sociodemographic questions, of questions aimed at collecting the perception of leisure time and rest time, identifying the categories of activities practiced, the frequency and the social and formal or informal contexts in which they occur, the assessment of global satisfaction with leisure activities, using the scale of satisfaction with life roles of Janeiro and Lima (2011), the perceived involvement of parents in choosing and monitoring of activities. The questionnaire includes the satisfaction-happiness, popularity, and intellectual and school status scales of the 30-item Portuguese version of the Piers-Harris self-concept scale (Veiga and Leite, 2016). From the pattern of results related to the occupation of leisure time, its social and relational contexts, and the associations with satisfaction with leisure, with dimensions of self-concept and with school performance, reflections are made regarding implications for psychological intervention in the educational context.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104317
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
Dissertação.pdf5.75 MBAdobe PDFAcesso Embargado    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons