Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/107544
Título: | O diálogo intercultural entre freire & dewey: O sul e o norte nas matrizes (pós)-coloniais das América | Autor: | Guilherme, Maria Manuela Duarte | Palavras-chave: | Freire; Dewey; Interculturalidade; Pós-colonialismo; Educação para a cidadania; Freire; Dewey; Intercultural dialogue; Postcolonialism; Citizenship education; Freire; Dewey; Dialogue interculturel.; Matrices postcoloniales; Éducation pour la citoyennneté | Data: | 2018 | Editora: | Cortez and Moraes | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Educacao e Sociedade | Volume: | 39 | Número: | 142 | Resumo: | Este artigo empreende uma análise intercultural dos textos
de Paulo Freire e John Dewey, tendo em conta os seus contextos culturais
e epistemológicos, no enquadramento de duas matrizes (pós)-coloniais
distintas, que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens sóciohistóricas
das obras desses autores. Procura, assim, acrescentar uma
perspectiva intercultural e pós-colonial sobre os seus fundamentos
filosóficos e epistemológicos aos estudos comparativos das suas obras que
se têm concentrado apenas nos seus axiomas em relação à educação e à
pedagogia como se constituíssem universais culturais e epistemológicos.
Desse modo, tenciona recuperar os seus legados teórico-práticos para
as pedagogias interculturais de uma educação para a cidadania nas
sociedades cosmopolitas contemporâneas. This article undertakes an intercultural analysis of Paulo Freire’s and John Dewey’s texts, having in mind their cultural and epistemological contexts, within the framework of two distinct (post)colonial matrices, that constituted the intellectual backcloth and the sociohistorical baggage of both authors’ works. It intends to add an intercultural and postcolonial perspective about their philosophical and epistemological foundations to the comparative studies that have merely focused on their axioms related to education and pedagogy as if they were cultural and epistemological universals. Therefore, it attempts to recuperate their theoretical and practical legacies for the purpose of the intercultural pedagogies of citizenship education in contemporary cosmopolitan societies. Cet article fait une analyse interculturelle des textes de Paulo Freire et John Dewey en tenant compte leurs contextes culturelles et épistémologiques, par reférénce à deux matrices post (coloniales) distinctes qui ont constitué les scénarios intellectuels et les bagages socio-historiques de ces auteurs. On essaye d’ajouter une perspective interculturelle et postcolonial sur leurs fondements philosophiques et epistemologiques vis à vis les études comparatives concentrés seulement dans leurs theories educatives et pédagogiques comme si celles-ci étaient des universels culturels et epistemologiques. Enfin, nous cherchons de mettre en évidence cet héritage inestimable pour les pédagogies interculturelles d’une éducation pour la citoyennneté dans les sociétés cosmopolites contemporaines. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/107544 | ISSN: | 1678-4626 0101-7330 |
DOI: | 10.1590/es0101-73302018179272 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Intercultural-dialogue-between-freire-and-dewey-The-south-and-the-north-in-the-postcolonial-matrices-of-the-AmericasEducacao-e-Sociedade.pdf | 195.12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
74
Visto em 29/out/2024
Downloads
28
Visto em 29/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons